Bolo de Limão, Farinha de Milho e Iogurte

Os limões estão agora em toda a força. Cá a casa chegou uma saca cheia, vinda do limoeiro de casa dos avós. Até o meu pequeno limoeiro da varanda nos brinda com uma mão cheia de limões amarelinhos e de casca fina.

E como eu gosto de ter limões em casa… servem para temperar e marinhar carne, desde frango a borrego  e até uns panadinhos de porco ficam muito melhores com um gostinho a limão. Filetes de peixe e até camarões ganham outra vida com um pouco de limão.

Nesta altura de constipações e garganta irritada os limões ganham outro papel, juntamente com um pouco de mel e água bem quente, num “remédio caseiro” que mesmo que não cure tudo sempre nos ajuda a sentir melhor.

E há ainda as opções doces – compota de limão, um curd, bolos e bolachinhas… Isto para não falar nas inúmeras soluções de limpeza que os limões têm, desde limpar o microondas ao frigorífico. E até me estava a esquecer da água morna com limão logo pela manhã, e da raspa da casca nas papas de aveia. Enfim! Os limões fazem sempre falta numa casa e nunca nos deixam ficar mal…

Agora junte-se a chuva, os muitos limões na fruteira e a vontade de fazer um bolo e tudo está consumado para fazer este delicioso bolo de limão.


Ingredientes:


4 ovos

2 limões

1 iogurte natural (125ml)

100ml de leite

200g de manteiga amolecida

200g de açúcar

150g de farinha de trigo

150g de farinha de milho

1 colher de chá de fermento em pó


calda de limão

sumo de 2 limões (aproximadamente 80ml)

200g de açúcar


Preparação:


Bata a manteiga com o açúcar, a raspa do vidrado de dois limões e os ovos inteiros. Misture bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois o iogurte e o leite, misture e finalmente junte as farinhas e o fermento. Misture tudo bem até obter uma massa homogénea.

Coloque a massa numa forma tipo bolo inglês, previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Entretanto prepare a calda. Aproveite o sumo dos limões que usou previamente, até ter cerca de 80ml. Numa panela coloque o sumo de limão e o açúcar e leve a lume brando apenas para aquecer o sumo de derreter o açúcar. Não deixe ferver ou ficará com uma calda demasiado espessa que não penetrará bem no bolo.

Assim que o bolo esteja pronto, e sem desenformar, pique-o em toda a superfície com um espeto ou um palito e verta cuidadosamente a calda sobre o bolo. Deixe o bolo absorver toda a calda e arrefecer e só depois o deverá desenformar.

Sirva simples ou com um pouco de lemon curd e framboesas frescas.

Ideal para saborear juntamente com uma chávena de chá.


Bom Apetite!

29 respostas

  1. Bom dia,

    Levo a receita porque também tenho imensos limões em casa.

    Por esse motivo, vou repetir o curd de limão. E por ser apreciadora de sabores cítricos.

    Se pudesse indicar uma receita de bolachas para o utilizar, agradecia. Já fiz bolachas várias vezes mas, não tenho a certeza de ser possível a utilização do curd com qualquer receita.

    Obrigada e bom fim – de – semana,

    Sandra Martins

    1. Olá Sandra,
      Realmente agora há imensos limões. Também eu quero fazer um pouco de curd.
      Quanto às bolachinhas, eu não uso o curd na sua confecção, mas se fizer uma receita simples de bolachas, como as bolachas shortbread, poderá sempre rechear com o curd. Ficam muito boas.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Se a vida te dá limões, faz uma limonada… ou faz um bolinho de limão! Tem um aspeto delicioso! Excelente para acompanhar com um chazinho bem quentinho, na companhia de um bom livro. Bom fim de semana

    1. Miss Smile,

      Eu sou suspeita porque adoro os sabores cítricos e gosto muito de bolo de limão.
      Chá, livro e bolo é uma combinação perfeita para o fim de semana.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Olá Joana,

    agora terei mesmo de ir ao supermercado comprar farinha de milho para preparar este bolo 🙂
    Óptima sugestão para aproveitar os muitos limões, que também eu tenho em casa, e entreter o meu filhote de 5 anos, que adora ajudar-nos na cozinha e pede sempre para fazermos um bolo ao fim-de-semana!
    Obrigada,
    Raquel

  4. Bom dia, Joana. Adoro limões e nesta altura o meu limoeiro tem vários. Mais uma boa ideia para este fim de semana, pois tenho tudo em casa. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

  5. Também tenho tudo em casa! Mas vai ser um fim de semana de correrias… Vamos ver se consigo fazer este bolinho! Eu bem queria…

  6. Amei o bolo, estou apaixonada, fiz em forma redonda, ficou baixinho e com a calda humedeceu por todo ele, ficou divinal 🙂

  7. Olá Joana,
    Experimentei esta receita, nunca tinha feito bolo de limão, e, lá está, está na altura deles, também estou "carregada" do limões da avó 🙂 Ficou uma delícia. O único problema é que não descansei enquanto não acabou LOL
    Bjinhos,
    Catarina

  8. Joana, fiz esta semana o bolo. Quando juntei o iogurte e o leite à massa ela talhou, é normal? Depois com a farinha ficou melhor e depois de cozido não se notava nada…. ficou muito bom…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *