Quando somos honestos com os nossos sentimentos, vontades, desejos e ambições, e os partilhamos com aqueles de quem gostamos, família e amigos, estamos à espera de ser retribuídos da mesma forma. Pode ser uma ingenuidade minha, mas eu penso assim. Talvez por isso sinta que tantas e tantas vezes acabo um pouco desiludida. Talvez a culpa seja só e apenas minha. Que espero mais quando não devia esperar, que “quero” saber, quando o assunto não me diz respeito. A culpa é provavelmente minha, que partilho em primeira mão porque acho que essa partilha é um reconhecimento de uma ligação mais afetiva, mas depois, no reverso da medalha, tem alturas que não sinto essa “retribuição”.
A culpa é mesmo minha que fico contente pelos outros, entusiasmada com boas notícias, contente por todas as coisas boas que acontecem aqueles que eu amo. A culpa é minha, porque na minha inocência e apesar dos meus já 36 anos, ainda acredito que todos gostam de partilhar tudo com os que amam. Há pessoas que não são assim. Pronto, são feitios. A culpa é minha que ainda não aprendi isso e que deixo estas coisas interferirem com o meu estado de espírito, com os meus bons momentos e com a minha felicidade.
A culpa é minha, que ainda tenho dificuldade de lidar com esta “falta de partilha”.
A sorte é que me passa depressa…. Quase tão depressa como se prepara a sugestão que vos trago hoje.
Gostaria de vos convidar, caso estejam interessados, para mais um workshop, já este sábado dia 14 de Março, na Figueira da Foz. Sei que as vagas já não são muitas e que o tema será de “Sobremesas Rápidas”.
Continuam também em votação, na página do facebook do 24Kitchen, as receitas semi-finalistas do Chef de Família Hotpoint. As receitas “apadrinhadas” aqui no blogue esperam pelos vossos gosto!
Ingredientes para 2 pessoas:
2 cogumelos portobelo grandes (para rechear)
1 cebola pequena
1/2 chouriço pequeno
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 tomates pelados
1 alho francês
1 colher de sopa de salsa picada
queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de natas ligeiras
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Oregãos secos q.b.
Preparação:
Cuidadosamente retire os pés aos cogumelos, sem o partir e limpe-os de toda a terra ou areias que possam ter.
Coloque os cogumelos num tabuleiro que vá ao forno, tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante 10 minutos.
Entretanto prepare o recheio.
Pique a cebola finamente juntamente com os pés dos cogumelos e leve a alourar numa frigideira juntamente com um pouco de azeite.
Junte depois o chouriço previamente picado e o alho francês cortado em rodelas finas e deixe saltear um pouco até o chouriço começar a libertar a sua gordura.
Junte depois o tomate pelado cortado em pedaços pequenos e a polpa de tomate. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Acrescente a salsa picada, os oregãos e as natas e envolva bem.
Deixe apurar uns minutos e retire do lume.
Recheie os cogumelos com esta mistura, deixando-os bem recheados e cheios e polvilhe depois com o queijo parmesão ralado na hora.
Leve novamente ao forno, apenas para derreter o queijo e dourar a superfície, e sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
18 respostas
Esta deve ser uma boa combinação, cogumelos e chouriço. Também, por vezes, sinto essa "falta de partilha", com as pessoas que me rodeiam e família. Crio uma expectativa muito grande e depois "nada". É normal, todos nós somos diferentes, com as nossas maneiras de ser, uns mais expansivos e outros mais contidos nas reações. Custa um bocadinho, mas não podemos deixar afetar por isso. Por isso, "bola para a frente"! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Obrigada pelas palavras. Não é bem deixarmo-nos afetar. é achar que damos muito mais aos outros do que aquilo que recebemos em troca ou, pior, de que os outros acham que nós não somos dignos dessa partilha.
E sim, cogumelos e chouriço é muito bom!
Um beijinho,
Joana
Que bela sugestão, estes cogumelos ficam uma delícia recheados, e fazem um prato lindo!
Beijinhos
http://petiscana.blogspot.pt/
Ana Filipa,
Realmente ficam muito bons. E têm uma versatilidade enorme pois podem ser recheados com quase qualquer coisa.
Um beijinho,
Joana
Olá Joana,
adoro estas receitas, mas tenho duas dúvidas, se puder esclarecer-me ficou-lhe muito grata.
1) não se retira aquela "pele" que envolve o cogumelo? é só lavado?
2) quando fala em chouriço… ? pode parecer uma pergunta parva, mas fico sem saber porque, na zona de Beja por exemplo, chouriço é uma coisa e linguiça é outra, mas em Lisboa chamam chouriço ao que nós alentejanos chamamos de linguiça…não sei se me fiz explicar, mas gostava de fazer a receita com os ingredientes certos 🙂
Desde já, obrigada
Raquel
Raquel,
Eu nunca retiro a "pele" aos cogumelos, só os alvos. Essa pele só é retirada por alguns chefe e apenas por questões estéticas, para que o cogumelo não enquerquilhe ao cozinhar.
Quando falo em chouriço, para pessoas de Beja ou Alentejo, quero dizer linguiça! (A minha amiga Cristina não me perdoaria esta!)
Um beijinho,
Joana
Tão bom!
Obrigada Susy.
Um beijinho,
Joana
uma delicia.
chique e delicioso.
beijo
boracozinhar-lu.blogspot.com
Lu,
Obrigada. Mas o melhor é ser simples e rápido!
Um beijinho,
Joana
Gosto muito de cogumelos recheados.
Ficaram com óptimo aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/17-edicao-da-bundtmania-e-um-bundt-cake.html
Clara,
Obrigada. Eu também sou fã!
Um beijinho,
Joana
Que aspecto apetitoso.
Cá em casa adoramos cogumelos recheados e costumamos fazer uma receita idêntica e realmente ficam deliciosos 🙂
Beijinhos e continuação de boas receitas 😉
Mapas e Papas,
O melhor de tudo é que dá para estarmos sempre a inventar recheios novos!
Um beijinho,
Joana
Tomate peludo??? 🙂
Realmente não é peludo o tomate. Bem pelo o contrário, é pelado.
É do corretor ortográfico.
Corrigido!
tao bom!
bejinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Muito Obrigada Susana.
Um beijinho,
Joana