Há receitas que nos saem bem à primeira e que são um enorme sucesso entre os amigos e familiares. Esta espécie de gelado já tem um enorme clube de fans por estes lados e, apesar de parecer uma receita muito complicada é na verdade bastante simples e, para mim, compensa cada minutinho que se demora a preparar!
Foi a sobremesa que todos adoraram no aniversário do Miguel. E apesar de ser uma “cena de gordas” acho que vale mesmo a pena experimentar e por momentos esquecer as dietas e as calorias. Afinal a vida é demasiado curta para passarmos o tempo todo a evitar coisas de que gostamos!
Não se esqueçam que hoje é o ultimo dia para participarem no passatempo de Páscoa da Fermipan (http://www.touch.pt/pt/produto/47+145/fermipan-(4x11g)/)!
As 3 receitas mais criativas com fermipan recebem um exemplar do livro “Receitas para Todos os dias” e ainda uma embalagem de Fermipan. Enviem as vossas receitaspara aminhadieta@hotmail.com, e na segunda feira, dia 30 de Março os vencedores serão anunciados aqui no blogue.
E quem gostaria de ganhar um cabaz de amêndoas da maravilhosa marca Jubileu (http://jubileuchocolates.pt)? Uma marca premium que privilegia fórmulas únicas utilizando os ingredientes mais requintados, proporcionando sensações de sabor exclusivas, para os consumidores de chocolate mais exigentes?
Para se habilitarem a um dos cabazes que tenho para oferecer juntamente com a Imperial (http://www.imperial.pt) , basta enviarem uma receita alusiva a Páscoa e utilizando chocolate. As receitas vencedoras terão, certamente uma Páscoa mais doce com um destes cabazes.
Aguardo o envio das vossas receita para aminhadieta@hotmail.com até dia 29 de Março
Ingredientes para o Gelado:
400ml de natas frias
1 lata de leite condensado
Ingredientes para o Caramelo Salgado:
200ml de natas
150g de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
flor de sal q.b.
200g de chocolate negro
200g de bolacha Digestiva ou Maria
Preparação:
Comece por preparar o caramelo salgado. Leve um tacho ao lume com o açúcar e, sem mexer, deixe que este se transforme num caramelo sem o deixar queimar. Quando estiver em ponto de caramelo junte cuidadosamente as natas e depois a manteiga e deixe formar um molho grosso. Tempere depois com um poupo de flor de sal a gosto. Reserve, deixando arrefecer completamente antes de usar.
Entretanto derreta o chocolate no microondas ou em banho maria. Espalhe-o depois de derretido numa camada fina sobre uma folha de papel vegetal e deixe endurecer novamente.
Triture a bolacha em migalhas finas e reserve.
Prepare agora o gelado. Bata as natas em chantilly e acrescente-lhes depois cuidadosamente o leite condensado, envolvendo bem.
Com todos os elementos preparados e arrefecidos comece a montar a sobremesa.
Forre um forma tipo bolo inglês com película aderente, e coloque 1/3 do creme do gelado. Cubra depois com a bolacha ralada, e acrescente placas de chocolate (que deverá fazer cortando a placa de chocolate que preparou anteriormente no tamanho aproximado da sua forma). Cubra depois com o caramelo salgado e repita até esgotar todos os ingredientes, devendo acabar com uma camada de gelado.
Cubra com mais película aderente e leve ao congelador de preferência de um dia para outro.
Para servir retire o gelado do congelador uns minutos antes, e desenforme-o retirando a película aderente. Coloque no prato de servir e corte em fatias.
Bom Apetite!
34 respostas
Bom dia. Acredito que esta sobremesa tenha sido um sucesso, pois tem um ar muito guloso e apetitoso. Dias não são dias, e uma vez por outra não faz mal. Uma boa ideia para este fim de semana. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira
Sara,
Foi realmente a sobremesa da festa. Já a tinha feito anteriormente para um almoço de amigos e já aí tinha sido um sucesso.
Se experimentar depois conte-me tudo.
Um beijinho,
Joana
Bom dia! Essa sobremesa tem um aspecto muito mas muito bom… Vou com certeza experimentar num destes domingos com mais sol. Um abraço!
Marta,
Acredite que não se vai arrepender.
Um beijinho,
Joana
tão delicioso e cheio de sabor, adorei a receita.
O Cantinho dos Gulosos
Cantinho dos Gulosos,
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Tem mesmo um belíssimo aspecto, Joana, deve ser uma delícia! Gostei da 'cena das gordas', haha! Mas tb há aquelas pessoas com sorte que podem comer tudo e estão sempre na linha, o q ñ é o meu caso 😉 Bjinhos e bom fds!
Anjo de Mel,
"Cena de Gordas" é a minha cara. Também eu gostava de comer de tudo sem engordar….
Um beijinho,
Joana
Joana
Mandei-lhe um mail…..será que já teve tempo de ler com a sua vida tão cheia? Fico a aguardar….bjs paula
Lido e respondido Paula.
Um beijinho,
Joana
Não é à toa que esta sobremesa tenha muitos fãs, pois deve ser mais que deliciosa.
Bj,
Lylia
Lylia,
É mesmo boa!
Um beijinho,
Joana
Esta tenho mesmo que experimentar. Deve ser delicioso. Bjinho e obrigada.
Luisa,
é deliciosa e, pelos comentários de quem comeu, vai ver que vale a pena experimentar.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
Isso deve ficar uma tentação.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Lu,
é mesmo uma tentação.
O truque é preparar a receita para muita gente!
Um beijinho,
Joana
Hummm parece delicioso!
Beijinhos:-)
http://princesamae.blogspot.pt/
Princesa Mãe,
Eu sou supeita, mas é mesmo muito boa!
Um beijinho,
Joana
Boa tarde Joana,
Adorei a receita e o meu sobrinho mais novo ( tem oito anos e é doido por gelados ) já me pediu para a fazer. Já comprei os ingredientes para a preparar para o almoço familiar de domingo de Páscoa, só tenho uma dúvida a parte do gelado de natas e leite condensado não fica com cristais de gelo ao ir ao congelador?
Obrigada pela sua partilha de receitas de que sou fã.
Cumprimentos,
Rosa
Rosa,
A vantagem de fazer a parte do gelado com as natas e o leite condensado, é que. ao contrário das receitas convencionais de gelado, não ganha cristais de gelo e fica sempre cremoso e leve. Tem a ver com o teor de gordura das natas e do leite condensado, bem como com o teor de açúcar do leite condensado. Com esta variante poderá fazer gelados sem máquina e sem ganharem cristais de gelo. Experimente juntar pepitas de chocolate, um pacote de oreo ou filipinos esmigalhados o até mesmo framboesas em pedaços. Vai ver que terá sempre bons resultados.
Depois, diga-me como correu a receita.
Um beijinho,
Joana
Boa tarde Joana,
Em relação à sobremesa gelada, o primeiro caramelo salgado não correu lá muito bem e acabei por só fazer a sobremesa para o jantar desta sexta com a cunhada e os sobrinhos mais novos . Os adultos gostaram muito ,a minha cunhada então adorou, os miúdos não gostaram muito do caramelo . Mas o mais pequenino ( o grande fã de gelados ) já me pediu para repetir o gelado mas não colocar caramelo. A próxima vez vou fazer com pepitas de chocolate e eventualmente um quente-frio com o gelado de nata servido com um molho de chocolate que me parece que deve resultar. Beijinhos e muitos parabéns pela nova gravidez e muitas felicidades!
Rosa,
Realmente esta é mais uma sobremesa para os paladares dos adultos do que das crianças. Quanto ao caramelo salgado, é fácil de deixar queimar, pelo que facilmente pode correr mal, Outra coisa prende-se com o facto de, ao juntar as natas, poder ficar muito rijo, mas basta continuar ao lume que o caramelo acaba por se dissolver nas natas e tudo costuma resutar no final.
Um beijinho,
Joana
Done!
Foi o rei da mesa de Páscoa!
Tão bom, mas tão bom…que o Verão vai ter este sabor cá por casa.
Obrigada
Adelaide Loio
Adelaide,
Ainda bem que gostaram!
Um beijinho,
Joana
Ai que óptimo aspecto!!!!
Beijos
Inês
http://maniadostupperwares.blogs.sapo.pt/
Inês,
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Parabéns pela receita! Fiquei com uma dúvida, nas sucessivas camadas que se vão fazendo faz parte também o gelado? ou o gelado é só para colocar no inicio e na camada final?
Obrigada pela atenção!
Continuação de bom trabalho!
Ana,
Sim o gelado faz parte de todas as camadas.
Espero ter ajudado.
Um beijinho,
Joana
Já experimentei e ficou fantástico! Uma das melhores sobremesas que já fiz e provei.
Obrigada e um beijinho,
Ana
Olá Joana!
Já cá tinha estado a comentar, mas pelos vistos não ficou o comentário.
Fiz esta receita no fim-de-semana é é di-vi-nal!!! Foi um sucesso! Não é tão difícil de fazer como parece e eu acho até que todo o processo de montagem é muito divertido 🙂
Tive algumas dificuldades com o caramelo, que nunca tinha feito… Não se deve mesmo mexê-lo? É que pareceu-me que o açúcar não estava a derreter de forma uniforme, e numas zonas parecia-me estar a querer queimar, por isso já no final acabei por mexê-lo. não sei se foi disso ou não, mas acabou por ficar um pouco líquido. Ao arrefecer, melhorou um bocadinho e de sabor estava delicioso!
Quanto às natas, costumas usar a Bimby? É que eu nunca consegui bater as natas como deve de ser na Bimby!… Tens algum truque? 🙂 Já me passou pela cabeça comprar uma batedeira só por causa disso…
Um beijinho e obrigada por mais esta deliciosa receita!
OLá Agridoce,
De uma maneira geral, dizem os entendidos, não se deve mexer o caramelo. Mas podes agitar a frigideira enquanto este está a ser feito para ficar mais uniforme.
O caramelo engrossa À medida que arrefece e convém que fique uma espécie de molho mais ou menos espesso. Adoro caramelo salgada com gelado de baunilha…..
Eu nunca bato natas ou claras na bimby. Não gosto da consistência com que ficam e uso sempre uma batedeira manual. Apesar de ter uma bimby acho indispensável a batedeira para estas coisas… Mas isso sou eu que não faço bolos na bimby…
Um beijinho.
Joana
Obrigada pela resposta! Hei-de voltar a tentar em breve 🙂
Quanto às natas, vou mesmo ponderar a aquisição da batedeira…
Um beijinho!
Fiz este fim de semana… Que sucesso todos adoraram. Obrigada pelas dicas. Beijinhos