O Zé Maria faz a vida aqui de casa ser uma animação. Com 1 ano e meio já corre a casa toda e mexe em tudo. Tem uma predileção especial pela balança digital da cozinha e pela varinha mágica que adora tirar da gaveta. Também gosta de desarrumar as caixas plásticas e os tachos quando lá consegue chegar, e é uma alegria quando mexe nas forminhas dos queques e tarteletes. Gosta de ir buscar as fotografias que estão ao alcance das suas mãos e vai logo mostrar-me a dizer quem é e a dar beijinhos. Continua a adorar livros e já nos pede para sentar, enquanto vai buscar a história que se segue. Gosta de telefones e comandos e tudo o que tenha botões e faça barulho. Já perdi a conta às vezes em que dou com o forno na temperatura máxima – e muitas vezes já só depois de me cheirar a queimado – porque o rapazinho adora colocar aquilo no máximo… Gosta muito de toda a atenção que lhe podemos dar, quer dizer tudo apesar de nós não compreendermos tudo. Gostar de passear, de ir à rua, de ir à piscina, e de me tirar terra dos vasos e de arrancar as flores ou plantas dos vasos.
O meu filho cresce muito e depressa, todos os dias. E apesar de estar em casa com ele praticamente todos os dias a todas as horas, acho que não consigo absorver tudo o que ele tem para me mostrar, para me dizer. Apesar de existirem alguns dias confusos, complicados e cansativos, nada bate aquele sorriso safado, os beijinhos que agora adora “mandar”, e quando se despede dizendo “xau mãe” abanando o bracinho!
E para que não se desperdice tempo, uma receita que se faz quase sozinha, ideal para as férias, quando tudo o que se quer é aproveitar o tempo ao máximo.
Ingredientes para 2 pessoas:
1 “fatia” de ossobuco (cerca de 700g)
1 lata grande de tomate pelado
200ml de vinho tinto
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
4 colheres de sopa de pão ralado (de preferência caseiro)
1 raminho de salsa
1 limão
Preparação:
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Junte depois o osso buxo e deixe cozinhar de ambos os lados para “caramelizar” e ganhar cor. Acrescente depois a cebola e dois dentes de alho picadinhos, as folhas de louro, o tomate pelado e cortado em pedaços pequenos e o vinho tinto. Tempere de sal e pimenta (e um pouco de picante, se gostar) e, se necessário acrescente também um pouco de água para a carne ficar bem coberta.
Assim que levantar fervura,reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar em lume brando, cerca de 2h30, 3 horas até a carne estar macia, quase a desfazer-se e o molho apurado. Durante a cozedura da carne, vá mexendo de vez em quando, se necessário acrescente mais água ou vinho e retifique os temperos.
Para a cobertura coloque o pão ralado numa taça e acrescente o dente de alho ralado, raspa de 1 limão e a salsa bem picadinha. Misture bem e acrescente um pouco de azeite. Reserve.
Sirva o osso buco com esparguete ou fetuccini, e polvilhe por cima a cobertura de pão ralado.
Bom Apetite!
8 respostas
Gosto destas sugestões que se "cozinham" sozinhas no forno. Nunca comi ossobuco, e estou curiosa para experimentar (tenho que ver se há no talho próximo de casa, pois é algo que que não é muito habitual), e esta cobertura deve ser deliciosa. É bom sinal que o Zé Maria seja mexido e curioso, faz parte do processo de descoberta. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
A receita é muito saborosa e com muito pouco trabalho envolvido. O corte nem sempre é fácil de encontrar, mas vale a pena experimentar.
Um beijinho,
Joana
Bom dia Joana,
Uma sugestão: que tal arranjar uma versão 'para imprimir' das receitas? Perco imenso papel com o tamanho das fotos e o restante texto. Não que não goste de a ler, mas depois no meu dossier de receitas não cai muito bem. Outra coisa: é preciso pedir o Osso Buco com algum corte especial? Pode-se pedir "uma fatia" de 700gr?
Obrigada,
Andreia Rodrigues
Andreia,
Existe um botão de impressão (um ícone de impressora a vermelho) dentro da receita. Não permite imprimir apenas a receita, mas a totalidade do texto juntamente com a foto. O que faz é eliminar as barras laterais mantendo apenas a receita.
Para o que pretende o mais fácil mesmo é copiar apenas a receita e importar para uma folha de word antes de imprimir, para não ficar com os textos e fotos que não pretende.
O osso buco é em si um corte especial. Ou seja é uma fatia de perna de bovino, em que no meio está o osso da perna (com o tutano) e à volta a carne. Sendo assim é sempre uma fatia. O pedaço que usei tinha cerca de 700g e deu para 2 pessoas.
Espero ter ajudado.
Joana
nossa q delicia!!!!
Obrigada Rosana.
Um beijinho,
Joana
bela receitinha!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Susana, esta é mesmo daquelas que vale a pena experimentar.
Um beijinho,
Joana