A Páscoa esta a chegar. Aqui em casa já se compraram os ingredientes para os folares que espero fazer hoje ou amanhã. Já há saquinhos para preparar os “cabazes” dos afilhados e dos sobrinhos, além de uns miminhos para lembrar a época.
Quero fazer um pão de ló daqueles molhadinhos para o almoço de Páscoa que este ano será em casa dos sogros, e tinha ideia de fazer alguma coisa com chocolate e framboesas.
Ainda estou para decidir se este ano haverá ou não almoço de padrinhos e afilhados. Houve o ano passado e foi muito divertido. Almoço ou lanche, ainda estou para ver o que vai sair este ano – isto se for sair alguma coisa….
Não gosto particularmente da época da Páscoa. Gosto do que significa, mas a sua celebração não tem para mim a magia ou o encanto do natal, pelo que começo a pensar nas coisas mesmo em cima da hora, como podem ver.
Reparo que está quase tudo de férias, ou de fins de semana grande, ou na praia… e a maioria das pessoas não vive esta época com o mesmo entusiasmo ou encanto do natal. Parece que a falta de encantamento com a Páscoa não é só minha….
E para celebrar a Páscoa – ou não – uma receita de polvo com um crumble de broa.
Já temos a vencedora do passatempo de Páscoa da Imperial. Obrigada a todos quantos participaram, mas só pode haver um vencedor! Quem vai receber o cabaz de Páscoa Jubileu é a Teresa Belo, que venceu com o seu Bolo de Chocolate de Leite e Chocolate Branco com Ganache de Chocolate. Parabéns!
Boa Páscoa!
Ingredientes para 2 pessoas:
1 polvo pequeno
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
150ml de azeite extra virgem
1 fatia grossa de broa de milho
1 molhinho de coentros
1 malagueta seca
Preparação:
Coza o polvo como habitualmente (na panela de pressão, ou numa panela normal) até este ficar tenro.
Entretanto leve numa assadeira coloque o azeite, a malagueta aberta ao meio e 3 dentes de alho laminados finamente.
Quando o polvo estiver cozido, separe-o pelos tentáculos e coloque-os na assadeira juntamente com azeite e alho. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Entretanto coloque a broa de milho partida em pedaços num robot de cozinha juntamente com o outro dente de alho e os coentros. Triture até obter umas migalhas grossas.
Retire o polvo do forno e polvilhe-o com a mistra de broa e leve mais 5 minutos ao forno.
Sirva depois com batatinhas cozidas ou assados e legumes cozidos como brócolos ou feijão verde.
Bom Apetite!
6 respostas
Adoro polvo e esta é uma boa ideia. Quanto ao encantamento da época, ou falta dele, comparativamente com o Natal, pode dever-se ao estímulo visual e de "marketing" que se foi incorporando ao longo do tempo. Talvez porque a celebração da morte e ressurreição de Cristo não seja tão apelativa como o nascimento de Cristo/Pai Natal e o resto do imaginário criado em redor desta temática. Seja como for, desejo-lhe uma boa Páscoa para si e para a sua família. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Obrigada Sara, e uma boa Páscoa também para si.
Quanto ao encantamento da Páscoa, creio que tenha também a ver com outras coisas. Reparo que o natal é muito mais vivido em família e todos, cristãos ou não, sabem que apesar do pai natal e das renas e dos presentes se celebra o nascimento de Jesus. Mas na Páscoa vamos de férias para a praia e a maior parte dos miúdos (e muitos crescidos) não sabem do seu significado. Associam os ovos, os coelhos, as amêndoas, o borrego… mas muitos não sabem que se trata da festa da ressurreição de Cristo.
Talvez a mim me falte ver esse lado….
Um beijinho,
Joana
Olá Joana! Identifico-me com o q disseste, sobre a falta de magia ao viver a Páscoa… Tb gosto do significado, aliás, algo mais profundo e positivo do q o natal, mas encanta-me mt mais a época natalícia, é facto! Mas, tal como tu, tb gosto de dar uns miminhos alusivos à época aos sobrinhos, afilhados e amigos mais chegados 🙂 E acho que com este calor, ñ apetece estar tão em volta da mesa como no natal 🙂 Bjinhos e uma Páscoa docinha.
Anjo de Mel,
Também gosto mais do natal… mas ver que para muitos a Páscoa é significado de férias e de sol, faz com que se perca um pouco o significado pelo meio… Há tempo para tudo.
Um beijinho,
Joana
Olá boa tarde,
Peço desculpa se a minha questão fôr inoportuna, ou se o local para a colocar não fôr o melhor…
Joana, o que aconteceu com o "A ECONOMIA CÁ DE CASA", desistiu dele? Vou lá quase diariamente e desde Fevereiro que não vejo publicações… Desculpe mais uma vez.
Liliana
Liliana,
Não é uma questão inoportuna, nem incomoda nada. Na verdade não desisti e tenho imensas ideias de coisas a publicar. O problema é uma enorme falta de tempo e outras prioridades que neste momento não me permitem ser tão regular e assídua como eu gostaria. Mas em breve retomarei o blogue com novidades.
Um beijinho,
Joana