Não há dias certos para fazer bolos. Tem a ver com o estado de espírito, a vontade, ou apenas com a necessidade de gastar ovos ou de aproveitar o forno estar ligado a preparar outra coisa qualquer.
Mesmo em dias atarefados, em dias que estou mais cansada, ou mesmo logo depois do jantar ou ainda de manhã cedo, todas as alturas são ideais para fazer um bolo. Destes simples, sem cremes, coberturas, decorações.
Um bolo para comer à tarde, ao lanche, ou depois do almoço ou jantar a acompanhar o café, como a minha doce avó Cila adorava.
Para mim, quase todas as ocasiões são perfeitas para fazer e comer um bolo. É por isso que acho deveras engraçado, quando alguém me diz que não sabe como é que eu tenho tanta paciência para fazer bolos “ainda por cima grávida e com uma criança pequena em casa”.
Mesmo assim, ainda encontro paciência, vontade e gosto para ir para a cozinha.
A recompensa é mesmo poder comer a primeira fatia….
Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações geral.terrafresca@gmail.com
Ingredientes:
150g de framboesas frescas ou congeladas
200g de farinha
200g de manteiga
200g de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Junte depois os ovos, um a um batendo bem entre cada adição. Junte depois a farinha e o fermento e mexa bem.
Acrescente por fim as framboesas e envolva-as cuidadosamente no preparado.
Unte e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal, também untado, e espalhe a mistura pelo tabuleiro alisando bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até o bolo estar cozinhado e dourado.
Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos antes de retirar da forma.
Depois de completamente arrefecido corte em quadrados.
Bom Apetite!
14 respostas
Apetitoso! Gosto muito de fazer bolos, os mais simples ou com frutas. São adequados para todas as ocasiões, e não dão muito trabalho a fazer (levam mais tempo a cozer do que a fazer!). Os mais elaborados (recheados, cobertos e decorados) são para ocasiões especiais. E posso dizer que os mais simples, são os que desaparecem mais rapidamente! Já tinha saudades de uma sugestão doce… Um grande beijinho, Sara Oliveira
Olá! Fiz o bolo e gostei do contraste do ácido das framboesas com o doce da massa. Usei framboesas congeladas (deixei descongelar entre folhas de papel de cozinha) e um restinho de mirtilos que tinha. Como a fruta estava mole, optei por colocar em cima da massa em vez de envolver. Reduzi o açúcar em 50 g e juntei um pouco de farelo de trigo. Apesar de ter ficado um pouco baixinho, ficou fofinho e muito guloso! Adoro bolos simples e com frutas, pois permitem variações sejam no sabor ou no que tivermos em casa. Basta por a imaginação a funcionar, e não é preciso complicar. Tive que me controlar quando provei o bolo ainda morno…pois um quadrado não chegava! Sara Oliveira
Sara,
As framboesas que usei também estavam congeladas, mas não deixei descongelar. Uso sempre diretamento do congelador para a massa dos bolos ou queques e daí derreto para o forno.
Eu confesso que este tipo de bolos mais simples são sem dúvida os meus favoritos.
E claro que em vez das framboesas se pode juntar qualquer outra fruta.
Ainda bem que gostou.
Um beijinho,
Joana
Pois é, os bolos e bolinhos são mesmo a nossa 'perdição', Joana 🙂 Ficou com um lindo aspecto, dá vontade de fazer um dia destes 🙂 Fazes bem em aproveitar estes momentos p fazer o q mais gostas, daqui a uns meses já ñ será tão fácil! Bjinhos e força!
Anjo de Mel,
Tens toda a razão! Acho que o verdadeiro desafio será ter duas crianças com idades tão próximas, e tentar conciliar com as minhas coisas. Mas tudo se irá conseguir fazer, de uma forma ou de outra.
O bolinho fica sempre bem.
Um beijinho,
Joana
Que aspecto delicioso! Uma questão: se usar framboesas congeladas devo deixar descongelar primeiro? Como se faz?
Obrigada e felicidades!
Inês Grijó
Inês
Quando uso framboesas ou mirtilos congelados, nunca os descongelo primeiro. Uso-os diretamente na massa do bolo ou dos muffins e daí para o forno.
Nunca tive nenhum problema com isso. Resulta sempre bem.
Um beijinho,
Joana
Olá Joana,
Muito obrigada, já me sinto com coragem para experimentar! =)
Beijinhos**
Inês
aspecto divinal
Obrigada!
Um beijinho,
Joana
Olá Joana,
Ora aí está uma ideia para usar as framboesas que tenho no congelador…
Ou até experimentar com os morangos que também lá estão?
Bjs,
Teresa C.
Teresa C.
Sim, tenho a certeza de que ficará igualmente delicioso com morangos ou com qualquer outro fruto vermelho.
Até com alperces deve ficar delicioso.
Um beijinho,
Joana
por aqui seguiu para um piquenique e como sobrou foi transformado num trifle muito apreciado também 🙂 obrigado pela receita
Obrigada eu por estar desse lado!
Fico feliz que tenha gostado.
Um beijinho,
Joana