Bolo Brownie de Chocolate e Framboesas


As framboesas deliciosas que tenho trazido todas as semanas do mercado biológico têm acabado, quase sempre, com iogurte natural e um pouco de granola caseira no lanche da tarde ou no pequeno almoço. As que escapam ainda têm sido consumidas em batidos, mas ainda não tinha conseguido a proeza de as utilizar numa sobremesa.

A combinação clássica de chocolate e framboesas nunca nos deixa ficar mal, e o aroma deste bolo ao sair do forno era simplesmente divinal.

Um bolo com muito sabor a chocolate e que tem uma consistência de brownie, cortado pelo fresco das framboesas é sem dúvida um dos bolos de eleição dos últimos tempos. 

O bolo é pequenino, o que é bom, porque assim come-se num instante e deixa-nos menos tempos para culpas e remorsos. Para sobremesa parece-me perfeito, acompanhado com uma bola de sorbet de framboesas…

E, sendo hoje sexta-feira, véspera de fim de semana, parece-me a sugestão perfeita para vos deixar. Espero que gostem.

Bom fim de semana! 


Ingredientes para 1 bolo pequeno:


3 ovos

200g de chocolate 70% cacau (usei da Pantagruel)

60g de manteiga

100g de açúcar amarelo

60ml de natas

40g de farinha

125g de framboesas frescas

açúcar em pó para polvilhar q.b.


Preparação:


Num tacho coloque o chocolate partido em pedaços, o açúcar, a manteiga e as natas e leve a lume brando até tudo estar derretido e ter uma mistura suave.

Noutra taça misture os ovos com a farinha até bem incorporado e acrescente depois a mistura de chocolate derretido e misture tudo novamente até obter uma mistura lisa e sem grumos.

Coloque depois a mistura numa forma de mola (com cerca de 15cm de diâmetro) previamente untada e forrada com papel vegetal. Por cima disponha as framboesas (guarde algumas para a decoração final).

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozido.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Depois de frio decore com as restantes framboesas e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

Para uma sobremesa ainda mais perfeita, sirva com uma bola de sorbet de framboesa.


Bom Apetite!

45 respostas

  1. É dia de bolinho! Aqui está um bolinho apetitoso e bem aromático, e esta é uma boa combinação. Se chocolate é bom, com fruta aromática também, os dois juntos ainda melhor. Convém ser pequenino, para não haver muita tentação! Aliás, estou a fazer receitas mais pequenas (1/2 receita, e a comprar formas mais pequenas), para não ter muita tentação pelo caminho. Tenho estado a gostar das dicas de arrumação (A Economia cá de casa), pois é sempre bom ganhar ideias. Um bom fim de semana com muita inspiração, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Este bolo é mesmo pequeno. Não vale reduzir ainda mais a receita!
      Quanto à arrumações, espero que os post não pareçam muito repetitivos, mas ando mesmo numa de organizar tudo cá por casa.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Obrigado pela sugestão!!!
    Já sei onde vão acabar as próximas framboesas que a minha framboeseira está quase quase a dar!
    Grandes, suculentas e com um sabor fenomenal!

    Bom fim de semana!!
    Joana.

  3. Entre tantos e tantos bolos que saem do meu forno raramente sai um de chocolate, isto porque eu não sou fã do sabor e o marido desde que seja bolo come qualquer um! Este tem muito bom aspecto e a combinação com as framboesas é tentadora, quem sabe se não o faço mesmo.
    Agora uma questão que nada tem a ver com bolo, mesmo estando grávida a Joana continua a comer frutos vermelhos? é simples curiosidade mesmo porque sempre ouvi dizer que não se pode ou não deve…

    Beijinho e bom fim de semana, Cecília.

    1. Cecília,
      Espero que faça o bolo e que goste!
      Quanto à questão dos frutos vermelhos, nunca ouvi tal coisa. Acho que há muitos mitos ligados ao que as grávidas podem ou não comer. Também já ouvi dizer que não se deve comer arroz de cabidela e até polvo… Os únicos cuidados que tenho são devido à toxoplasmose, que não sou imune, e portanto lavo e desinfeto muito bem toda a fruta e legumes e na questão de carnes mal passadas. De resto cuidados básicos, como não comer ovos crus ou marisco, mas isto por causa de intoxicações alimentares.
      Para mim é a primeira vez que ouç dizer que as grávidas não podem/devem comer frutos vermelhos…
      Um beijinho,
      Joana

    2. Eu não tenho filhos nem nunca estive grávida por isso falo mesmo de ouvido, mas talvez seja mesmo mito afinal há tantos…

      Quanto ao bolo terá de esperar, estamos oficialmente de "regime", mas isto é porque vivemos no estrangeiro e em breve viajamos para o nosso país e já se sabe férias em Portugal e com comida boa por todo o lado é mesmo para abusar todos os dias e regressar a rebolar!

      Beijinho e mais uma vez bom fim de semana.

    3. O problema com a toxoplasmose é para morangos, pois os morangos estão em contacto com a terra, já os outros frutos vermelhos nascem de arbustos, por isso não vejo o problema. Aliás os frutos vermelhos são super saudaveis, pouco calóricos e antioxidantes. ..

  4. Joana, ficou mesmo lindo! E os ingredientes são do meu agrado, por isso, irei faze-lo este verão, com certeza 😛 Bjinho e bom fds!

    1. Rita,
      Não. Basta juntar as natas diretamente do pacote.
      Normalmente só se batem as natas para fazer chantilly, quando se juntam a massa de bolos, ganaches e afins não precisam de ser batidas.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

  5. Feito! Infelizmente só resta a fotografia para testemunha 🙂
    Vai para o meu blogue, com os devidos e merecidos créditos. Obrigada pela partilha de receitas tão maravilhosas.

  6. Parece uma óptima receita para experimentar! Só tenho uma dúvida, será que o bolo sai igualmente bem com framboesas congeladas?
    Obrigada. Ana

  7. Já fiz, multipliquei por quatro, roubei um pouco nas natas e no açúcar, e ficou delicioso! Cozeu demais porque tive receio que ficasse cru no meio… Para a próxima ficará perfeito 🙂 Lena

  8. Olá Joana 🙂
    Não me arranja a receita completa (para um bolo de tamanho normal)? Andava em busca por um bolinho para o aniversário do marido e este parece-me super bem, mas tenho receio de ser pequeno e tenho ainda mais receio de aumentar a receita por mim própria e sair asneira :/ obrigada

  9. Olá Joana!
    Vou tentar fazer o bolo ainda hoje, parece mesmo delicioso! =))
    Diga-me só uma coisa… Se fizer numa forma de 24 cm tbm dá ou convém alterar as quantidades? É que não tenho visto mais pequenas!
    E a farinha é com fermento ou sem?
    Obrigada.

  10. Bom dia Joana! Ontem fiz esta receita, e devo dizer-lhe que fica divinal! Desapareceu num ápice:) Muito obrigada! No fim de semana, vou voltar a fazer…
    Manuela
    (blogue Cem Manias)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *