Bolo de Courgete e Mirtilos


Da nova cozinha vão saindo algumas coisas. Estamos cá ainda não fez uma semana, e este bolo foi o primeiro bolo para o fim de semana. Com ingredientes da época: a primeira courgete da minha horta, e alguns mirtilos daqueles que vêm comigo quase todas as semanas do mercado biológico, e que o Zé Maria adora e come quase todos.

Este é um bolo incrivelmente rápido e fácil de fazer, que preparei em poucos minutos e que ficou a cozinhar enquanto jantávamos e eu arrumei a cozinha.

No final um bolo muito saboroso, nada seco, e que tem os mirtilos como surpresas na massa.

Com o fim de semana à porta, quem estejam para ir de férias, passar o fim de semana na praia ou fazer um piquenique, esta é uma sugestão para levaram em todas as ocasiões.


Ingredientes:

(receita de Blueberry Zucchini Bread do site allrecipe.com)


3 ovos

1 chávena(220ml) de óleo de girassol

1 colher de chá de pasta de baunilha (opcional)

2 chávenas de açúcar

2 chávenas de curgete ralada (com casca)

3 chávenas de farinha

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

150g de mirtilos


Preparação:


Numa taça misture os ovos com a baunilha, o óleo  e o açúcar. Misture depois a curgete ralada, a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio até tudo estar bem incorporado.

Por fim envolva os mirtilos.

Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h, ou até o bolo estar cozinhado. (Teste com um palito!)

Retire do forno e deixe arrefecer 30 minutos antes de desenformar. Desenforme e deixe acabar de arrefecer sobre uma grelha, antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Que bom, há bolinho para o fim de semana! Nunca fiz bolo de curgete, e acho que vai ser a estreia! Estou a encontrar mirtilos e framboesas a um preço muito em conta, à venda na praça próxima da minha casa, e acho que irei comprar uns quantos para experimentar nesta receita. Adorei a sua nova cozinha, e também a ilha. Acho que vai ser um local muito inspirador, e que irão sair uns belos cozinhados. Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Joana, adorei a sugestão! Podes ter a certeza q este bolo (assim cm tantos outros!) fica na lista 'para fazer' 🙂 Bjinhos e bom fds! Agora vou ao 'outro' lado ver a nova ementa 😉

  3. Joana, no meu comentário anterior esqueci-me de te perguntar: dá para substituir a pasta de baunilha por aroma e/ou essência da mesma? Obrigada 🙂

  4. Olá Joana,
    não resisti a esta sua receita, mas optei por não por a baunilha e o bicarbonato… É delicioso o bolo. Parabéns por todas as suas lutas e conquistas. Há sete anos que acompanho o seu blog. Magda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *