Tabuleiro de Frango no Forno com Batata Doce, Cebola e Tomate Cereja


Quem me conhece sabe que o tempo muito quente não me convence. Apesar de gostar muito de praia, de sol, de calor, de noites quentes, de churrascos e refeições ao ar livre, eu gosto de dias cinzentos e de chuva. De frio e de cachecóis, e ainda mais de mantas, lareira acesa e uma chávena de chá quente e bolo acabado de fazer.

Talvez por isso, o calor não seja nunca motivo para me demover de querer cozinhar. De ligar o forno, de estar de volta do fogão.

Estes dias cinzentos e estranhos que têm feito parte deste Agosto instável, têm-me feito lembrar o outono,  dão-me vontade de estar na cozinha a fazer bolos, pratos de forno e a “compotar” para ir preparando o natal.

Acredito que o calor vai voltar. Por enquanto aproveita-se este inicio de outono antecipado e aproveita-se para fazer umas refeições mais reconfortantes.

Este tabuleiro de frango é uma dessas refeições e tem a particularidade de, com temperos tão escassos e banais, conseguir transformar esta refeição tão saborosa.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 pernas de frango inteiras

2 batatas doce médias

1 cebola

2 dentes de alho

15 tomates cereja

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

manjericão q.b. (opcional)


Preparação:


Corte as pernas de frango de modo a separar a coxa da restante perna. Tempere com um pouco de sal e pimenta e reserve.

Descasque as batatas doces e corte-as em cubos. Coloque-as no fundo de um tabuleiro ou assadeira. Pique grosseiramente a cebola e junte-a às batatas, assim como os dentes de alho esborrachados. Corte os tomates cereja ao meio e junte-os também à mistura de tomate e cebola. Tempere a gosto com sal, pimenta e regue com azeite. Misture bem.

Por cima da mistura das batatas disponha os pedaços de frango. Regue com um pouco mais de azeite e tape com papel de alumínio.

Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, ligue o grilo do forno (ou aumente um pouco a temperatura se não tiver esta função) e deixe o frango acabar de cozinhar e tostar a pele até ficar dourada.

Sirva polvilhado com folhas de manjericão fresco e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Aqui mais uma ideia rápida, simples e muito aromática, para alegrar estes dias um pouco cinzentos. E frango assado com batatas é sempre muito bem vindo, aqui com outros ingredientes. Fiquei curiosa com a compota de pêssego e maracujá, e fico a aguardar a receita desta pequena "tentação"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Olá! Gosto muito do seu blog e sigo atentamente. Ontem fiz esta receita para o jantar, sou recém casada, a batata doce ficou um pouquinho dura e o tomate largou muita água.
    Alguma dica? Beijinhos. – Sara Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *