Acordar um dia com vontade de waffles. Saber que temos amigos por cá para um lanche ajantarado e achar que as waffles são uma boa ideia para um “sobremesa” que se faz em pouco tempo e que se pode servir de muitas maneiras.
Para alguns houve esta versão de crescidos, com morangos marinados. Para outros com compotas variadas, gelado e molho de chocolate.
Seja qual for a combinação, acho que uma waffle cai sempre bem. Podem preparar a massa com antecedência – e até de véspera se quiserem prepará-las para o pequeno almoço ou brunch – e colocar na máquina pouco antes de servir. Podem preparar toppings mais ou menos doces, ou mais ou menos gulosos. Já vi quem as comesse com bacon e maple syrup, à boa maneira americana, ou com gelado, natas e molho de chocolate e caramelo… Que seja à vontade do freguês.
Eu gostei desta versão de verão, com os morangos marinados, mas deixo à vossa consideração…
Aqui fica mais uma sugestão para o fim de semana!
Ingredientes para cerca de 4 waffles:
75g de manteiga
115g de farinha
1 ovo grande
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
100ml de leite
1 pitada de sal
Para os morangos marinados:
200g de morangos
8 folhinhas de manjericão
1/2 cálice de vinho do porto
1 colher de sopa de açúcar
raspa da casca de 1/2 limão
1 colher de sobremesa de água de rosas (opcional)
Iogurte grego natural para servir q.b.
Preparação:
Comece por preparar os morangos marinados. Lave bem os morangos e corte-os ao meio ou em quartos, consoante o seu tamanho. Coloque-os numa taça e acrescente o manjericão cortado numa juliana fina, o açúcar, o vinho do Porto, a água de rosas e a raspa de limão. Envolva bem e reserve.
Entretanto numa taça misture a farinha com o sal, o fermento e o açúcar. Adicione doeis o leite, os ovos e a margarina derretida e bata tudo muito bem (pode usar a varinha mágica ou a batedeira, se desejar) até obter uma massa homogénea.
Aqueça depois a máquina das waffles e assim que estiver quente divida a massa pelas formas e feche a máquina, deixando cozinhar alguns minutos. Repita a até esgotar a massa.
Sirva as waffles com o iogurte grego e com os morangos marinados.
Excelente para um brunch ou para um lanche especial.
Bom Apetite!
7 respostas
Hummm delicia!
Uma boa ideia para estrear a prensa das waffles no fogão! Um grande beijinho, e um bom fim de semana, Sara Oliveira
Adoro waffles 🙂 E com morangos deve ficar mesmo uma delícia 😉 Bjinhos e bom fds!
Otima ideia! Qual a maquina de waffles que tem?
Obrigada e bom fim‑de‑semana.
Adoro waffles mas gosto particularmente de um "tipo" que raramente encontro (quer em gelatarias quer nas próprias receitas)… Os que já fiz nunca ficaram exactamente como pretendia: gosto deles mais crocantes por fora e não tão "moles". Ando numa busca pelos waffles ideais, portanto!
Este ano comprei uma máquina para fazer waffles. Já tenho mais uma receita para experimentá-la! Obrigada! 🙂
Olá Joana!
De visita à amiga Lia, fui atraída pelo colorido desta foto. E gostei da sugestão. As waffles são realmente práticas e também versáteis e desta forma tornou-se numa "sobremesa" muito agradável. Gostei de ver outras receitas. muito bom o seu blog.
Beijinho