Praticamente um mês desde a chegada do novo bebé cá a casa. O António, à semelhança do Zé Maria é, para já, um bebé calmo e sereno, e estamos muito felizes com esta nova vida a quatro.
Claro que um bebé implica novas rotinas. Os nossos horários são os horários dele e é com o tempo que as rotinas conseguem sem implementadas.
É isso que tem acontecido no último mês. A chegada do António trouxe a necessidade de estabelecer uma nova forma na organização doméstica. Duas crianças pequenas não é a mesma coisa que apenas uma e, a par com a mudança de casa, senti que havia alguma necessidade em implementar uma nova organização doméstica. Ou de adaptar a minha organização doméstica à minha “nova” vida.
Há coisas que nunca mudam. A ementa semanal. A lista do congelador. A lista de compras.
Tudo isso continua a ser feito. Ainda não consegui retomar as minhas idas ao mercadinho biológico e as minhas idas ao supermercado são feitas entre a hora de comer do António e enquanto o pai fica em casa com os dois.
O que mudou na minha organização doméstica – principalmente a organização das refeições da semana?
Continuo a fazer as minhas compras semanais ao sábado de manhã – porque é nesse dia que vou ao mercado e gosto de ir ao supermercado habitual comprar os restantes frescos. Continuo a planear e ementa e a fazer as minhas listas de compras que evitam o desperdício e me ajudam a ser mais eficiente com os alimentos que tenho em casa.
A principal diferença é que aproveito umas duas ou três horas de sábado, logo depois de almoço e durante a sesta dos miúdos, para organizar as refeições de toda a semana.
Aproveito para fazer os iogurtes da semana e o pão caseiro (e durante a semana ainda tenho de fazer outra vez!)
Para os iogurtes faço agora esta receita (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/10/iogurte-natural-caseiro.html) e do pão esta (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/04/pao-da-tita.html) que aproveito para cortar em fatias assim que arrefece, congelando logo uma metade e deixando a outra para o lanche e pequeno almoço do dia seguinte.
Aproveito ainda para fazer sopa – se não tiver feita, e corto e preparo logo os legumes para outra. Guardo tudo num saco plástico bem fechado (daqueles com fecho do IKEA), ou numa caixa plástica. Faço ainda um bolo (se não tiver feito no dia anterior – depende da disponibilidade).
Aproveito para adiantar o jantar de sábado e o almoço de domingo (por exemplo temperar um assado, adiantar um estufado…)
Depois é tempo de orientar os jantares da semana, de segunda a sexta. (No meu caso não me preocupo com os almoços, porque prefiro ter sobras de outras refeições para os meus almoços de semana com o Zé Maria.) Aqui é que mudei bastante a minha forma de me organizar.
De acordo com as receitas que vou fazer durante a semana lavo e corto os legumes e guardo-os em sacos de ou caixinhas.
Por exemplo se fizer uma massa salteada com cogumelos e bacon na segunda feira, deixo os cogumelos já laminados e prontos a usar numa caixinha e o bacon em cubinhos em outra.
Adianto tudo o que puder e não se vai estragar. Se por exemplo na terça fizer um empadão de bacalhau, preparo logo o refogado de bacalhau e guardo-o numa caixa no frigorífico pronto a usar (se tiverem receio que se estrague, podem sempre congelar, deixando depois descongelar de véspera). E posso também adiantar um frango estufado ou uma carne estufada, por exemplo para quarta feira, pois basta aquecer no dia enquanto se coze massa, arroz ou se faz um puré.
Aproveito o meio da semana para fazer mais pão – e muitas vezes coordeno com um dia em que faço algo no forno.
Arranjo alface, lavando-a preparando-a e secando-a e coloco depois num saco no frigorífico. É o mesmo que comprar salada embalada e ir usando durante a semana. Faço o mesmo preparando os brócolos ou outros legumes que acompanham as refeições. Assim é só irem diretos do frigorífico para a panela.
Se na minha ementa semanal estiver previsto fazer algo com feijão ou grão, e como tenho feijão seco, opto por cozer uma maior quantidade que depois congelo em tacinhas. Nas ementas seguintes sei que tenho no congelador pronto a usar para um arroz de feijão ou até para umas enchiladas. O mesmo pode ser feito com a bolonhesa. Se nessa semana fizer canelones recheados com carne, aproveito logo para preparar mais quantidade do que a que necessito e assim congelar uma parte para outras semanas.
Na verdade já fazia todas estas coisas, e já as tinha explicado a quase todas por aqui. A diferença é que o meu tempo agora se gere de forma diferente, e gosto de aproveitar o máximo tempo com os miúdos, e eles, muitas vezes também não me dão tréguas para grandes investidas cozinha.
Em vez de fazer estas coisas durante a semana em periodos diversos e quando me lembrava, passei a condensar todas estas tarefas em duas ou três horas de um sábado em que os miúdos também têm a companhia do pai, e não dependem só de mim, como durante a semana.
Durante o resto da semana a hora de fazer o jantar decorre sem grandes problemas. Independentemente da hora o que o pai chega a casa, a que acontece uma birra, ou que o António acorda para comer.
Metade do jantar já está em andamento e depois é quase só uma questão de juntar isto com aquilo, e de deixar os tachos, as panelas ou o forno fazer o resto.
Acredito que para quem trabalha fora de casa, e chega a casa com os filhos quase em cima da hora de jantar, com banhos para dar, trabalhos de casa para fazer e ainda com vontade de estar apenas um bocadinho com os filhos, ter a questão dos jantares praticamente alinhavada pode ser uma mais valia.
Sou uma privilegiada por trabalhar em casa e por poder estar com os meus filhos em casa.E eles são a minha prioridade. Portanto escrever post para os blogues, responder a emails e todas as coisas que faço são feitas durante as sestas deles. E aproveitam-se as outras “folgas” de tempo durante a semana para fazer as outras coisas – como uma geleia ou a marmelada….
Porque além dos filhos, dos jantares, do trabalho, ainda é preciso arranjar tempo para tratar da casa.
Esta é a nova rotina da organização culinária cá por casa, e depois de algumas semanas de utilização posso dizer que me tem facilitado muito a vida.
Espero que este post seja capaz de inspirar outras pessoas que sentem que não o conseguem fazer. Uma ementa semanal, alguma organização e um bom par de horas disponíveis podem fazer a diferença.
Contem-me tudo sobre as vossas rotinas. E, se implementarem uma parecida com esta contem-me também!
11 respostas
Achei muito interessante.
Por aqui, preparamos quase tudo ao domingo.
Iogurtes à sexta à noite e ficam prontos no sábado, faço os sólidos na iogurteira e liquidos na bimby.
Sopa, bolinho aos domingos. E no que toca a refeições de carne e peixe, deixo estipulado no domingo a ementa semanal.
Mas chegar a casa quase de noite não é fácil nem há muita vontade de ir para a cozinha, mas lá tem de ser 🙂
Ir às compras , muitas vezes opto por ir ao fim da tarde de sábado que é quando posso deixar o meu pequeno com a avó.
Se com um já andamos a mil imagino com 2 😀
Um beijinho!
Visto estar na mesma situação (um bebé com 2 aninhos e um agora a fazer 3 meses) não tem sido nada fácil… até porque o primeiro foi bastante calmo e este "tem dado água pelas barbas"!
Para ajudar tenho o marido fora ou quando está trabalha por turnos e muitas vezes ao fim de semana, o que complica muito a implementação de rotinas cá em casa.
Também tenho aproveitado as sestas ou o mais velhinho estar durante o dia na ama para realizar todas as tarefas domésticas no entanto e sendo dona de uma empresa continuo a ir a reuniões e a resolver muita coisa a partir de casa o que me ocupa muito do tempo de "sossego".
Ainda bem que existem pessoas que conseguem transmitir estas informações, como a Joana, e que me deixam com vontade de "recuperar" a minha casa e a implementar as rotinas que começam sempre bem e acabam por fracassar (muitas vezes pela preguiça).
Obrigada mais uma vez pela partilha e pela inspiração!
Boa noite Joana, a vida é mesmo assim feita de tarefas, rotinas, responsabilidades mas, acima de tudo de boa disposição para querer que as coisas funcionem.
Eu não tenho as mesmas rotinas da Joana mas, confesso que os seus post são inspiradores para melhorar as minhas rotinas pois tento fazer da minha casa " lar de juízo" procurando que a mesa seja um ponto de encontro de três gerações distintas e que encontrem na frugalidade equilibrada um ponto de encontro agradável e também que o diálogo impere!!!!!
E confesso que gosto de cozinhar de trazer um pouco dos cheiros da minha infância / adolescência para a minha Família e de acarinhar o meu " filho do coração" com mimos que aquecem o coração !!!! Gosto da rotina do bolo da semana, da sopa no início da refeição, dos almoços demorados de domingo e das ceias de sábado à noite depois de um filme " pela noite dentro".
Obrigada Joana por cada partilha de ideias!!!!!!
Felicidades para si !!!
Deixe-me que lhe diga, você é uma GRANDE mulher.
Não conheço ninguém que organize tão bem a sua semana, nem mesmo a minha mãe consegue fazê.lo e é uma viciada em organização.
Muitos parabéns, em pouco tempo consegue organizar e planear a sua semana.
Nunca tive filhos e ainda moro em casa dos pais e sei que é bem complicado ás vezes conciliar em fazer jantar, arrumar a casa, entre outros afazeres mas para quem tem filhos deve ser uma aventura quase. Chegamos todos tarde do trabalho mas juntos lá vamos conseguindo conciliar tudo e ajudamo-nos uns aos outros.
Beijinho,
Maçã e Canela
http://blogmacaecanela.blogspot.pt/
Por aqui é mais ou menos como aí, a diferença é que faço menu mensal em vez de semanal. De resto tento adiantar e preparar a semana ao Domingo e ter o meu frigorífico limpo e organizado ao início da semana. Garanto que ajuda muito a gerir melhor o tempo e a não parecer uma barata tonta no dia-a-dia.
Bjs
Olá Joana
Desde já,parabéns pelo bebé António
eu tenho um bebé que faz amanhã 4 meses e uma filhota com 8 anos e ainda ando completamente perdida. Parece que organizo organizo e está sempre tudo desorganizado. Nem sei para onde me virar. Apesar da minha filha mais velha já ajudar muito , depois de chegr da escola há que ajudá-la nos tpc prepará-la para atividades entre outras coisas. Bjs
xana
thx
شركة تنظيف بالرياض
thank you
حراج السيارات
thank you
احلى سينما
Olá Joana,
Tenho o Afonso com 14 meses e tenho utilizado uma técnica semelhante.
Trabalho fora e quando chego, vou buscá-lo à escola (o pai chega mais tarde) e prefiro passar o tempo a brincar com ele até ele aguentar (fica com birras ao fim do dia e tem mesmo que ir jantar!) do que estar a "obrigá-lo" a estar na cozinha, sem lhe dar a atenção devida e a demorar muito mais tempo a cozinhar do que demoraria normalmente. Assim pensei, vale mais jantar algo já feito (quando dá para fazer antes) e aquecido e ter todo o tempo do mundo para brincarmos na sala ou no quarto dele ou cozinhar algo fresquíssimo todos os dias? Optei pela primeira opção e então, além da ementa semanal, também adianto o máximo que consigo ao fim de semana ou de véspera e a sopa (faço de 2 em 2 dias ou 3 em 3) faço à noite, depois do Afonso ir dormir. Prefiro aquecer arroz ou massa e grelhar um bife do que fazer o arroz na hora, o tempo de grelhar o bife é o tempo de lhe ir dando a sopa, por exemplo.Filipa
Adorei a tua organização e desejei que a minha fosse assim.
Tenho 2 meninas já grande que adotei a viver aqui connosco há 1 ano e meio, digamos que só agora estamos a chegar a um patamar em que começamos finalmente a ganhar rotinas.
Eu trabalho fora chegando a casa só à noite e ao sábado passamos a tarde na catequese.
Entre limpeza de casa e tratar da roupa, 8 gatos, cozinhar, piscina, yoga e ler pouco ou tempo nenhum me sobra 🙂
Ao fim-semana deixo já pronto ou orientado as refeições para 2/3 dias e depois vou fazendo consoante me vai apetecendo, sopa à sempre porque é o nosso jantar (sou vegetariana e conselho médico sempre foi cortar na comida pesada ao jantar à restante família), tanto eu como o Hugo levamos almoço para o trabalho.
Esta casa tem dias que parece o centro de operações da CIA entre pão a cozer, trabalhos de casa, corridas de gatos, fatos de banho no estendal…
hahahaha
A palavra-chave aqui é decididamente "organização". Sem ela, dificilmente arranjamos uma rotina de jeito.
A palavra-chave aqui é decididamente "organização". Sem ela, dificilmente arranjamos uma rotina de jeito.