Bolo de Requeijão


Tenho um pequeno ajudante de cozinha. Assim que me vê a preparar para cozinhar, seja fazer um bolo ou simplesmente o jantar, pega no pequeno escadote que está na cozinha, posiciona-o junto do fogão e diz do alto dos seus dois anos “o Zé qé cozinhá”. Depois é vê-lo, com um pequeno tacho e uma colher de pau, e a pedir-me pimenta, sal, azeite e canela. Enquanto eu realmente cozinho, ele ao meu lado lá se vai distraindo, aprendendo e fazendo uma porcaria de todo o tamanho….

Ainda não acha muita piada ajudar a fazer bolos ou outra coisa qualquer, porque a cozinha dele vive apenas da sua imaginação, e não das “regras” da culinária, pelo que quando lhe digo que não se junta mais farinha, ou que não se mexe mais, é motivo para uma pequena birra.

Enquanto eu fazia este bolo de requeijão, o Zé Maria inspirado pelo desperdício dos meus ingredientes juntou cascas de ovos, farinha, azeite, pimenta, sal e canela (que é a sua especiaria favorita!) numa mixórdia única. 

Deixo-vos apenas a receita do bolo!

Bom fim de semana. 


Ingredientes:


1 requeijão de Seia (cerca de 250g)

1 chávena e meia (com 225ml de capacidade) de açúcar

3 colheres de sopa de leite

1 chávena (com 225ml de capacidade) bem cheia de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

3 ovos


Preparação:


Numa taça coloque o requeijão e esmague-o juntamente com as 3 gemas. Acrescente depois o açúcar, o leite, a farinha e o fermento e misture bem.

Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado anterior.

Leve a mistura ao forno previamente aquecido a 180ºC, numa forma com buraco, untada e polvilhada com farinha, cerca de 35 minutos. (Atenção para o bolo não secar).

Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos na forma antes de desenformar.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Que belo bolinho para o fim de semana! Estou curiosa com este bolo, pois estou habituada a comer, e a fazer, queijadas. A massa fica ligeiramente húmida? Não fica com uma textura "enqueijada"? Coloco esta questões, porque fiz à algum tempo um bolo com requeijão e peras, e ele ficou um pouco "enqueijado". Não sei se será o bolinho deste fim de semana, mas poderá ser num dos próximos…se não houver concorrência! O bolo do Zé Maria deve ter sido especial! Lembra quando a minha irmã e eu, fazíamos bolos com terra, folhas, flores e água, a roupa ficava suja, mas era engraçado. Há que deixar a imaginação fluir, pois faz parte do crescimento. E quem sabe, se não temos um futuro "mini Masterchef" a aparecer! Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

  2. Joana, o meu filho tem agora 8 anos e ainda faz as suas "mistelas" como ele mesmo gosta de as chamar. Adora ajudar na cozinha, bolos e bolinhos, mas volta e meia lá tem que fazer a sua misturada de restos (cascas de legumes, de ovos, farinha, água e mexer, mexer sempre muito!) Depois quem limpa, quem é?

    beijinhos
    MArlene

  3. Que belo bolinho! Mais um p adicionar à lista dos q tenho p fazer 😉 Adoro saber q as mães/pais dão liberdade aos seus filhos p estarem c eles na cozinha! Já se sabe q c apenas 2 anos faz mais sujeira q propriamente cozinhar, mas é c esta idade q começa o 'bichinho' do gosto pela culinária, nem q seja p um dia ñ comprar comida pré-cozinhada q só faz é mal! Bjinhos e votos de um fantastic fds das bruxas 🙂

  4. Que giro, tal e qual como o meu filhote! Agora tem 4 anos e já gosta de ajudar nos cozinhados a sério. Temos de fazer esta receita…

  5. Gabo-lhe a organização que lhe permite tomar conta de um recém-nascido e de uma criança de dois anos, com tudo o que isso implica, e ainda o tempo que dedica à cozinha e a este blogue, e a paciência para deixar o seu filho fazer os seus "bolos"! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *