Tenho uma abóbora. E agora?


O que fazer com a abóbora não é novidade para ninguém. Além das mil e umas receitas, desde as sopas, o puré, as tartes doces e a compota, há sempre a simples solução de cortar a abóbora em pedacinhos e congelar para ir utilizando conforme as necessidades.

Mas desta vez, resolvi fazer de maneira diferente. Tudo isto, porque gosto muito de abóbora assada, seja para fazer o puré da sopa, um risotto, ou até uma tarte doce. A abóbora assada torna-se muito mais saborosa que a abóbora apenas cozida em água, já para não falar que fica mais “seca” e faz um puré muito menos aguado para usar em qualquer preparação que desejarmos.

Então, desta vez, decidi assar a abóbora inteira. Partia em fatias pequenas, retirei as sementes (neste caso deixei a casca porque era uma abóbora hokkaido, e a casca depois de cozinhada fica tenra e é também utilizada – mas de usarem uma abóbora menina, por exemplo, devem retirar a casca!) e coloquei em tabuleiros que levei depois ao forno a assar até ficar macia e começar a caramelizar nas pontas.

Depois, coloquei tudo no robot de cozinha e triturei bem. Dividi o puré por caixinhas e congelei.


Agora, já tenho puré de abóbora assada pronto a utilizar. E em que o posso usar?

  • para um puré de sopa – basta colocar na panela e juntar água e está pronto
  • para acrescentar ao risotto e fazer assim um delicioso risotto de abóbora
  • para fazer uma tarte doce de abóbora
  • para fazer os fritos de natal
  • pronta a consumir como acompanhamentos de pratos de carne
  • ….


Parecendo que não, é uma forma de adiantar trabalho para a época festiva que se aproxima. Assim, basta retirar o puré do congelador e está pronto a usar.

Já se tinham lembrado disto?

10 respostas

  1. Que bela ideia! Recebi uma abóbora este sábado que estava a olhar para ela e a pensar.. O que faço contigo? :p
    Esta é das abóboras mais tradicionais, não é manteiga nem hokkaido. Também se pode fazer o mesmo?
    A abóbora vai ao forno ao natural, sem temperos nenhuns? Assim também a posso utilizar depois em sopas para o filhote que não levam sal.
    Beijinhos!*

  2. Por acaso, na passada semana foi-nos oferecidas várias abóboras (e ainda tenho uma amiga que me disse ter uma para me dar!). Por isso, ñ tem sido fácil 'despacharmos' tanta quantidade, pq agora ñ tenho tempo p fazer compota ou outras coisas para a usar mais depressa, mas a tua sugestão é muito bem-vinda! No passado fds gastou-se uma grande parte num bolo de abóbora com chocolate (receita já publicada na bruxinhadolar!) e a ver se no próx fds (elas aguentam-se até lá) conseguimos assá-las para congelar e usar mais tarde 🙂 Bjinhos e thanks pela sugestão 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *