Torcidos de Azeite


Estamos quase a entrar em Dezembro. Já falta menos de um mês para o Natal. O frio finalmente chegou, a lareira já se acendeu e só falta mesmo fazer a árvore e o presépio.

É mais do que altura do que começar a sugerir presentes caseiros para oferecer. Aqueles questão preparados por nós e que vão cheios de amor. Já comecei com algumas sugestões no Economia Cá de Casa, mas elas também vão aparecendo por aqui.

E que tal preparar uns torcidos de azeite, biscoitinhos simples e tradicionais, para oferecer numas caixas bonitas ou dentro de uns saquinhos bem decorados?

Tal como quando cozinham com vinho – que devem usar sempre o melhor possível, o mesmo se passa com estes torcidos de azeite. Usem um bom azeite, aromático e saboroso, para que os vossos torcidos fiquem ainda mais saborosos. Como recebi uma simpática oferta da Casa Anadia (www.casaanadia.pt), usei nestes biscoitinhos, o azeite D.O.P., Casa Anadia, e ficaram realmente muito bons. É um azeite do Ribatejo, produzido com variedades de azeitonas portuguesas.

Espero que estes torcidos vos inspirem a começar a preparar os vossos mimos para oferecer.


Ingredientes para cerca de 30 biscoitos:


3 ovos

150g de açúcar

100ml de azeite virgem extra

400g de farinha com fermento

1 gema para pincelar


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o açúcar e ao centro coloque-lhe os ovos inteiros e o azeite.

Misture bem até obter uma massa que se consiga moldar com a pão e que não esteja muito peganhenta.

Retire depois, pedaços de massa e faça pequenos rolos que depois dobra ao meio e torce.

Coloque depois os bolinhos num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e pincele-os com a gema de ovo.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos.

Deixe arrefecer antes de retirar do tabuleiro e embalar.


Bom Apetite!

19 respostas

  1. Bem bonitos e com certeza, cheios de sabor 🙂 Uma bela oferta! Tb ofereço sempre bolinhos feitos por mim e tds gostam 🙂 Bjinhos e bom fds!

  2. Adoro biscoitos com azeite, e estes estão bastante convidativos, a pedirem uma chávena de café ou chá! É uma boa ideia para as ofertas de Natal, e costumo fazer uns com azeite e aguardente, outros com azeite e vinho, e que são sempre do agrado de todos. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

  3. Sugestão maravilhosa. Mas depois leio esta frase "Aqueles questão preparados por nós e que vão cheios de amor." que tinha tudo para ser inspiradora não fosse a calinada tremenda. Continua a surpreender-me como é que alguém com um blog tão bem sucedido não revê o que escreve. (Outra… "moldar com a pão e que não esteja muito peganhenta."). Não leve a mal, sei que tem 2 filhos em casa e outras coisas a exigir a sua atenção, mas pontapés no português entristecem-me. Bom fim-de-semana.

    1. Ah ah ah a palavra não seria questão mas sim que são o t esta a mais ah ah ah antes de criticar deveria ter atenção, não tem pontuação desculpe pois tive um dia de trabalho muito intenso e deixei a pontuação lá

    2. Ah ah ah a palavra não seria questão mas sim que são o t esta a mais ah ah ah antes de criticar deveria ter atenção, não tem pontuação desculpe pois tive um dia de trabalho muito intenso e deixei a pontuação lá

  4. Este ano vou oferecer bolachinhas de azeite com uma garrafinha do nosso azeite cá de casa (foi a maior apanha de sempre) 😀 vocês só nos dão boas ideias 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *