Gratinado de Courgete com Queijo e Molho de Tomate


Este foi um fim de semana cheio. Workshop no Porto cheio e muito divertido. Mais uma vez foi um prazer estar convosco e poder partilhar aquelas horas entre tachos e panelas.

No domingo foi dia de começar a preparar a casa para o natal. Apanhar musgo para o presépio, montar e decorar a árvore, personalizar as decorações dos pequenos, e dar um ar de graça à casa. Fiquei particularmente satisfeita com a minha coroa de natal deste ano, que ficou muito bonita. feita com uma planta natural, e que deu um ar de graça à minha entrada.

De volta ao início de mais uma semana muito cheia. Que tal começar por mais uma receita sem carne nem paire, numa “meat free monday”, para começar a controlar os excessos que se avizinham?


Entretanto vai haver um novo workshop no Porto. Já este sábado, dia 5, pelas 15h, um workshop de “Iguarias para uma mesa de Natal Diferente”: desde as entradas, aos pratos principais, passando pelos doces. As inscrições e mais informações para info@workshops-popup.com


Ingredientes para 2 pessoas:


2 courgetes não muito grandes 

2 bolas de queijo mozarella fresco

1 molho de manjericão fresco

Molho de tomate caseiro (ou de compra) pronto a usar

Sal q.b.

Azeite q.b.

Parmesão 


Preparação:


Lave bem as courgetes e corte-as no sentido do comprimento em fatias não muito finas. Coloque-as numa taça e tempere-as com um pouco de sal e de azeite. 

Entretanto leve uma chapa e grelhar ao lume e deixe aquecer bem. Unte com um pouco de azeite e cozinhe bem as courgetes de ambos os lados até ficarem macias. Repita até cozinhar todas as courgetes e reserve.

Corte a mozarela em fatias finas e separe folhinhas de manjericão.

Num prato que possa ir ai forno coloque uma base de fatias de courgete. Sobre estas coloque um pouco de mozarela, manjericão, e cubra com mais fatias de courgete.

 Repita até esgotar todos os ingredientes. 

Termine colocando o de molho de tomate sobre o gratinado de courgete e rale um pouco de parmesão por cima.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até o queijo estar derretido e o molho quente.


Bom Apetite!

9 respostas

  1. Olá Joana! Belo gratinado… Vou adoptar!
    Na semana passada estive em Coimbra e lembrei-me de si… Foi engraçado pensar que nos poderíamos ter cruzado na rua, ou que a Joana costuma andar por ali 🙂
    Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *