Pão de Deus

Faz hoje 10 anos que, por esta hora, deveria estar no cabeleireiro. Era o dia do meu casamento. Lembro-me de acordar muito bem disposta e muito pouco nervosa – acho que só fiquei um bocadinho mesmo antes de entrar na Capela da Universidade.

Cabeleireiro, maquilhagem, o vestido que eu escolhi. Depois, perto das 15 horas o meu querido amigo Tiago (e agora duplamente compadre) chegou para me vir buscar no Austin que tinha sido do seu avô. Tivemos sorte porque a chuva apesar de ameaçar nunca chegou a cair até a cerimónia começar… Só mesmo à saída é que a chuva foi diluviana e houve até convidados que tiveram de tirar as meias de tão encharcadas que ficaram…

E já passaram 10 anos desde esse nosso dia. 10 anos depois acho que vamos vivendo tudo aquilo que ambicionámos para o nosso casamento. Vivemos a nossa felicidade e temos dois filhos maravilhosos. Acho que nos temos saído muito bem nesta coisa do casamento e depressa percebemos que não é tudo sempre bom, mas que as coisas menos boas se ultrapassam com conversa, amizade, amor, confiança e cedências – não necessariamente por esta ordem. Obrigada meu amor por estes 10 anos. 


E é já amanhãa apresentação do “Familia e Amigos à Mesa”, às 17h30 na Fnac do Forum Coimbra. Conto com vocês.


Ingredientes para 12 pãezinhos:


500g + 100g de farinha

75g de açúcar

75g de manteiga

50ml de leite 

200ml de água

11g de levedura seca (tipo fermipan)

sal q.b.


Cobertura:

1 ovo + 1 gema para pincelar

80g de coco ralado

80g de açúcar

40g de manteiga amolecida


Preparação:


Numa taça coloque as 100g de farinha e abra um cova ao meio. Acrescente o sal e a levedura e o leite morno, mas não demasiado quente. Amasse bem até conseguir formar uma bola, tape e deixe repousar cerca de 20 minutos.

Noutra taça coloque as 500g de farinha, o açúcar a manteiga amolecida e a água tépida. Acrescente também a bola de massa anterior, previamente repousada e amasse bem até obter uma bola de massa elástica e macia. (Pode optar por amassar na máquina de pão, no robot de cozinha ou com uma batedeira e pás próprias.)

Forme uma bola, tape e deixe repousar mais 30 minutos. Ao fim desse tempo divida a massa em 12 bolas mais pequenas e coloque-as num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe repousar mais 45 minutos. (Atenção as correntes de ar e cumpra os tempos de levedar ou o resultado não será o melhor!)

Misture agora todos os ingredientes da cobertura (menos a gema) e reserve.

Quando os pãezinhos estiverem levedados, pincele-os com a gema de ovo e cubra generosamente com a cobertura.

Leve depois os pãezinhos ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos. (Não caia na tentação de os deixar mais tempo no forno. Os pãezinhos devem ficar macios)

Sirva depois simples, com manteiga ou com queijo e fiambre.


Bom Apetite!

26 respostas

  1. Muitos parabéns, continuação de uma vida feliz e risonha com essa família bonita (e bem alimentada 😉 ).
    Beijos!! Susana

  2. Uma bela declaração de amor! Sempre ouvi dizer "casamento molhado, casamento abençoado"! Muitas felicidades e que continuem a ser uma família unida e feliz, nos bons e maus momentos, agora completa com esses meninos lindos! Aqui está uma bela sugestão para fazer no fim de semana, que se prevê bastante chuvoso. A ver vamos se ponho as mãos na massa! Um bom fim de semana e um grande beijinho para todos, Sara Oliveira

  3. Olha que bela sugestão de um bolo que gosto tanto e feito em casa deve ser tãão melhor:)Vou experimentar sem dúvida. Muitos Parabéns pela bonita data que comemora hoje. Felicidades para todos.

  4. Adoro esses pães, ficaram lindos! Parabéns por uma década, ñ sei bem o nome q se dá :)Adorei ver-te no 'Agora Nós'! Estavas mesmo divertida e feliz 🙂 Muito sucesso, hoje e sempre! Bjinhos e bom fds! P.S. – hoje tb está de chuva, como há 10 anos…

  5. Desejo-lhe (continuação d') as maiores felicidades! Parabéns pelo blogue, eu que nunca fui muito 'ligada' à cozinha, adoro experimentar as suas receitas! E estou tentada a experimentar as 'arrufadas'. Um beijinho

  6. Muitos parabéns aos dois e ao fruto do vosso amor, os vossos filhotes. Que sejam sempre muito felizes! Espero sinceramente que o lançamento do livro corra muito bem e com certeza irá ter casa cheia. Beijinhos e tudo de bom

  7. Muitos parabéns Joana e venham mais 10 e mais 10, sempre com a mesma felicidade e partilha.
    Amo pães de Deus e não faço há tanto tempo, que desta vez não me escapam…
    Um beijinho e bom fim de semana e já agora, muitos parabéns pelo novo livro. És impagável e assim é que é.
    Lia

  8. Muitos parabéns Joana e venham mais 10 e mais 10, sempre com a mesma felicidade e partilha.
    Amo pães de Deus e não faço há tanto tempo, que desta vez não me escapam…
    Um beijinho e bom fim de semana e já agora, muitos parabéns pelo novo livro. És imparável e assim é que é.
    Lia

  9. Parabéns pelo aniversário e que venham muitos mais anos, sempre felizes e cúmplices 🙂 Em relação aos pães de deus, adoro e se soubesses quanto, mandavas-me já um 😀
    Beijinhos e bom fim de semana …
    Guloso qb

  10. Muitos Parabéns Joana pelo aniversário, que este se repita por longos e bons anos sempre temperado com o essencial a um casamento feliz: amor, diálogo, respeito e compreensão mútua.
    Quanto aos pães de Deus, eu nem queria acreditar quando abri o blogue e me deparei com a foto, abriu-me o apetite que tive que comprar um 😉 Adoro e estes pareciam bem fofinhos ( tal como eu gosto).
    Beijinhos grandes para si e para o M., neste dia especial.
    Romã :*

  11. Muitos Parabéns e muitas felicidades 😉 Gosto de acompanhar o seu cantinho e hoje, não resisti e trouxe o seu novo livro para casa 🙂 Está aqui, pronto a desfolhar… ainda li apenas – à avó Cila que partiu e ao António Maria que chegou… e fiquei de coração cheio, com esta sua homenagem tão bonita… Daqui a uma semana regresso à Suíça, estou lá emigrada, mas o seu livro, levo-o comigo 🙂

    Um beijinho para si Joana

  12. Parabéns pelo dia que ontem e a continuação de uma caminhada saudável.
    Gosto muito do Pão de Deus, e o seu, ficou lindo.
    Um beijinho

  13. Muitos parabéns Joana! E que receita maravilhosa…
    Como somos poucos cá em casa, acha que é possível fazer a receita toda e congelar depois de prontos? Ou, eventualmente, congelar a massa crua depois de levedada?
    Muitos beijinhos

  14. Parabéns para a Joana e, neste caso, também para o marido, que não podia ter arranjada melhor dona de casa! 😉 E que continuem felizes para sempre!…

  15. Muitos parabéns pelos 10 anos, pelos filhos, pelos livros (o último já está ali na prateleira!), pelas partilhas que faz e pelas receitas que nos oferece! O Pão de Deus é um dos meus bolos preferidos! Acabei de experimentar esta receita e têm um aspecto óptimo! Estou mortinha que chegue a hora do lanche para os experimentar! Muito obrigada e um beijinho grande!

  16. Já passo por aqui há algum tempo e, provavelmente já devo ter feito algum comentário. Mas este post não me passou despercebido. Casei não há 10, mas há 13, exatamente no mesmo sítio, às 16h não a 18, mas a 22 de março.
    Espero que tenham um casamento feliz. Eu cá não me queixo do meu. Parabéns!

  17. Adoro Pão de Deus.. Mas houve uma coisa que me chamou à atenção… A massa não leva ovos? Muito obrigada!
    Marlene Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *