Pão Doce de Coco

Como sabem não gosto de deitar comida fora. Ando sempre a tentar encontrar outras formas de poder aproveitar tudo aquilo que poderia, de outra forma, ser desperdiçado. 

Este fim de semana houve receitas indianas aqui por casa. Entre uma receita e outra foi necessário preparar leite de coco caseiro – porque há receitas que não funcionam com o de compra – e sobrou o subproduto: ou seja o coco ralado depois de se ter coado o “leite”. Guardei-o sem saber bem o que iria fazer com ele. Uns biscoitos ou umas bolachas pensei.

Acabei por fazer uma espécie de bolo – mais pão doce do que bolo – mas que não tem nem a consistência de um nem de outro. E entretanto gastei também algumas claras de ovo que também tinham sobrado das mesmas receitas.

O resultado, apesar de não ter o melhor dos aspetos, é bastante saboroso. Não muito doce, o que o torna perfeito para pequenos almoços e brunch, barrados com um pouco de manteiga e de compota, por exemplo.

O mais importante é que nada se despediçou e foi possível fazer algo novo com aquilo que parecia desperdício. Ainda mais porque também aproveitei o forno quente para cozer o bolo, pois estava a fazer peixe assado para o jantar.

Fazem este género de aproveitamentos? Como acham que  também poderia ter usado este coco ralado? Aceitam-se mais sugestões!


Ingredientes:


200g de coco ralado (o que sobrou depois de ter preparado leite de coco caseiro)

150g de açúcar

3 claras + 1 ovo

100g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Numa taça misture todos os ingredientes até estarem bem incorporados. (Eu não bati as claras em castelo!)

Coloque a misture numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Ao fim desse tempo desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Sirva depois cortado em fatias, simples ou torrado com manteiga e compotas.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. Gostei bastante deste pão doce.
    Fiquei com uma dúvida, como disse que tinha aproveitado as claras, são 3 gemas ou 3 claras?

  2. Gosto muito desta sugestão! Nas sugestões doces, para além de bolo, bolachas/biscoitos, talvez uma espécie de tarte ou queijada, usar em doces de colher (mousse, arroz doce, leite creme, gelatina) ou mesmo compotas (lembro-me do doce de abóbora com coco). Nas sugestões salgadas, já vi receitas em que usam o coco ralado na preparação, ou então fazer ao contrário, usar a polpa/coco ralado e não o leite (aconteceu uma vez num caril aldrabado: usei coco ralado – cerca de 2 colheres de sopa e um pouco de água, juntei ao frango depois de alourado, deixei apurar um pouco. Ficou bom, e não muito enjoativo). Talvez resultasse bem numa espécie de arroz doce (já vi um feito com leite de coco) ou "arroz branco com sabor a coco". Está certo que parecem ideias um pouco "loucas" para a cozinha, mas são com estas experiências que podemos dar um toque exótico à comida do dia a dia, variando um pouco, e evitar o desperdício. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  3. Olá Joana,
    É sempre louvável aproveitar as sobras fazendo novas comidas. No meu caso às vezes faltam-me ideias de como reaproveitar os restos de alimentos. Acho que este bolo foi muito bem conseguido e espero fazê-lo um dia destes. Parabéns por ter essa capacidade de reinventar.Já agora gostaria de saber se posso substituir o açúcar, por açúcar de cana ou amarelo, pois são os que tenho de momento em casa.
    Obrigada
    Andreia Neto

  4. Já há algum tempo que faço esse leite em casa e também nunca consegui deitar fora o que sobrou.

    Geralmente transformava em bolachas, mas não queria fazer bolachas de coco praticamente todas as semanas! (há tantas outras coisas doces para experimentar, nomeadamente por aqui…). Por isso continuei a procurar e descobri que se pusermos no forno a baixa temperatura durante algum tempo e deixarmos secar completamente, transforma-se na chamada "farinha de coco" e pode ser utilizada em qualquer receita que a peça como ingrediente 🙂 Fica a dica.

    Mas para a próxima hei de experimentar este pão doce.

    Paula,
    http://receitasprovadaseaprovadas.blogspot.pt/

  5. Eu também sou assim, tento nunca desperdiçar nada até porque por vezes surgem receitas extraordinárias com esses "restos". Este bolo parece ter sido um desses êxitos a ver pelo seu aspecto mas eu sou suspeita porque adoro coco 😀
    Beijinhos …
    Guloso qb

  6. Mais um aproveitamento fantástico! Obrigada Joana!
    Com as sobras do coco costumo fazer bolachas,barrinhas de cereais ou uma especie de bolinhas energeticas com tâmaras,amendoa e coco 🙂

  7. Joana, peço desculpa se a minha pergunta for tola, mas esta receita não leva gordura (óleo nem manteiga)?
    Obrigada.
    Sofia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *