Salada de Couve Flor com Frutos e Legumes

Eu sou uma “viciada” em séries de televisãp. Tenho as minhas preferidas, algumas que sigo há muito tempo e já só quero ver como acabam, e outras que sigo há menos, mas sempre com o mesmo entusiasmo a cada episódio. Chega a esta altura do ano e acaba-se tudo. Também as séries entram num periodo de “descanso”. Acabam as temporadas e agora só lá para Setembro é que este meu vício retoma… Às vezes aproveita-se para ver outras que nunca se começaram e criar novas séries favoritas, mas, nos últimos anos, logo após as minhas séries terminarem começa um novo vício. Acompanhar o Masterchef Australia – agora o 8 – (em streaming) ao mesmo tempo que dá no país de origem!

Para quem como eu também é fã do programa,  posso dizer que esta nova temporada está mesmo muito boa!

E foi exatamente num desses episódios que veio a inspiração para esta salada. Quem vê o programa sabe que nunca sabemos muito bem a totalidade das receitas – só as receitas vencedoras aparecem depois na página deles onde podemos tirar a receita. Mas não foi o caso desta salada… A concorrente que a preparou acabou no desafio da eliminação. Realmente a salada dela não ficou nada de especial. Mas eu fiquei inspirada pela ideia dela, e principalmente pelas sugestões e observações do Matt Preston enquanto a provava e lhe dizia o que ela poderia ter feito para a melhorar… 

Confesso que a mim o que me deixou deveras curiosa foi o uso da couve flor crua, coisa que jamais me tinha passado pela cabeça. Ainda mais eu que uso pouco a couve flor, para sopa, purés e pouco mais… Curiosamente dois ou três dias depois de ter visto este episódio, vi uma receita  que também usava assim a couve flor, para fazer umas espécie de couscous fingido. Decidi logo que tinha mesmo de experimentar!

Pois bem! É realmente delicioso. Tão delicioso que fiz a salada durante dois dias seguidos. E mesmo o Miguel, que às vezes torce um bocado o nariz a estas coisas comeu e achou também ele deliciosa!

Agora com os dias de calor a salada é muito agradável, e é um óptimo acompanhamento para churrascos, carnes assadas e para levar para piqueniques e refeições de marmita.

Fiquei fã e tenho a certeza que este verão esta receita vai sair muitas vezes da minha cozinha!


Ingredientes para 2 pessoas:


150g de couve flor crua (só os raminhos)

2 colheres de sopa de passas

2 colheres de sopa de arandos secos

50g frutos secos a gosto (nozes, amêndoas caju, avelãs…)

1 tomate

1/2 cebola roxa

1/2 pimento (laranja, verde ou amarelo)

1 molhinho de coentros

10 azeitonas descaroçadas

flor de sal q.b.

azeite extra virgem q.b.

vinagre de cidra q.b.


Preparação:


Comece por ralar a couve flor no ralador da cenoura e coloque-a numa taça. 

Lave o tomate e o pimento e corte-os em cubinhos pequenos, assim como a cebola roxa. Misture tudo à couve flor. Acrescente depois as passas e os arandos, os frutos secos picados grosseiramente e os coentros picados.

Pique as azeitonas grosseiramente e acrescente-as também à mistura, Envolva bem.

Tempere depois a gosto com a flor de sal, o azeite e o vinagre de cidra. Misture e está pronta a servir.

Sirva como prato principal ou como acompanhamento para piqueniques e churrascos.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Gosto muito desta ideia! É uma forma de usar uma couve flor roxa que comprei no mercado biológico. Já tinha visto a couve flor crua em saladas, mas só depois branqueada em pequenos raminhos, mas crua e ralada ainda não. Mais uma forma consumir esta couve, sem ser cozida ou na sopa (ainda não experimentei o "arroz"). Venham mais ideias para variar a apresentação dos legumes! Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Vou experimentar!

    olá Joana!
    Vou experimentar esta receita!
    Hoje tomei a liberdade de falar de si no meu blogue, a propósito do seu brownie de chocolate!
    Beijinho, Manuela
    cemmanias.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *