Peixe ao Vapor com Molho de Maçã e Curcuma

Muito obrigada a todos os que no sábado estiveram na Feira do Livro da Figueira da Foz. Não estava à espera de tantas pessoas, e foi uma alegria ver tantos por lá. Acabou por ser um final de tarde muito divertido e agradável. É sempre bom conhecer os leitores e poder estar um bocadinho com eles e trocar algumas palavras e ideias e ver os amigos que acabam sempre por nos fazer uma surpresa.

O resto do fim de semana passou-se entre jantar com amigos para conhecer um novo restaurante, um almoço com outros amigos para colocar a conversa em dia e “matar” saudades, aproveitar os miúdos, ir às compras ao mercado da cidade, ver séries no descanso do sofá e também de fazer planos em família. Ainda houve tempo para visitar a tia, ir à missa,  tomar café com uns amigos e de receber outros em casa para um café e uma fatia de galette de figos e amêndoa.

Como estão a ver foi um fim de semana muito preenchido, que passou muito mais depressa do que todos gostaríamos.

E agora é receber a nova semana que começa hoje com uma receita muito saborosa!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 tranches de peixe (pescada ou outro peixe branco a gosto)

1 maçã

1 cebola pequena

2 dentes de alho

100ml de vinho branco

1 colher de café de curcuma (açafrão das índias)

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

100ml de natas


Preparação:


Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque-o no cesto de vapor, dentro de uma panela com um pouco de água, para que este cozinhe a vapor.

Entretanto prepare o molho.

Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar uns minutos e junte a curcuma. Entretanto descasque a maçã e corte-a em pedaços. Triture-a com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha e acrescente a polpa da maçã à frigideira com a cebola deixando refogar mais um pouco.

Junte depois o vinho branco, reduza o lume e deixe evaporar, fervendo uns minutos. Acrescente depois as natas e retifique os temperos.

Sirva o peixe com o molho de maçã e curcuma e acompanhe com arroz branco e legumes cozidos.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Uma ideia diferente e aromática, e que será para experimentar.
    Experimentei a galette de figos, feita em versão "aldrabada" com massa folhada. Gostei dela e é muito simples de fazer, embora para a próxima reduza o açúcar ou o retire completamente, pois achei demasiado doce (também pode dever-se ao uso da massa folhada).
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Foi muito agradável o fim de tarde na feira do livro. Viemos para casa com o coração mais cheio… e com mais ideias frescas.. sempre a surpreender. Este peixe tb será para experimentar. Bj

  3. Olá Joana,
    Foi de facto um final de tarde muito interessante!! Para mim foi excelente conhece-la e poder partilhar aqueles momentos consigo!
    Claro que as receitas já foram "repetidas em casa", embora como umas adaptações!! Sim, porque tal como dizia a minha filha, mais tarde em casa, à restante família: "…mas a Joana disse que não queria que seguissem mesmo as receitas dela, que nós devíamos fazê-las com o que tínhamos em casa, a receita era só uma ideia!"
    Ficou-lhe bem presente a mensagem!!! 🙂
    Muito obrigada pelo privilégio é até breve!!
    Beijinhos e boa semana!
    Elsa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *