Cobbler de Pêssego (Receita também em video)

Ainda estamos em época de pêssegos, que a época este ano – para os pêssegos e a outra fruta – começou mais tarde! Entretanto estamos a ter um Outono antecipado, com uma chuvinha e temperaturas mais baixas que já pedem algumas receitas mais aconchegantes…

Parece-me portanto o momento ideal para um cobbler de pêssego, que se pode (e deve) servir ainda morno e com uma bola de gelado de baunilha. 

Um cobbler é uma sobremesa semelhante ao crumble. A principal diferença está mesmo na massa. Enquanto o crumble apresenta uma cobertura esfarelada, em forma de migalhas, o cobbler apresenta uma cobertura não uniforme em forma de quase pequenos scones -ou dumplings. Ao fim ao cabo não deixa de ser uma tarte de fruta da época “invertida”! Uma receita pouco perfeitinha, mas cheia de sabor ideal para acabar com a fruta madura da fruteira!

Espero que gostem da receita e do novo video – que esta semana também tem mais umas inovações e alterações.


Ingredientes:


6 pêssegos ou nectarinas (ou uma mistura dos dois)

1 limão

1 pedacinho de gengibre fresco

1 colher de sopa de farinha

2 colheres de sopa de açúcar mascavado


Cobertura:

50g de manteiga à temperatura ambiente

1/3 de chávena amêndoa grosseiramente triturada

1 chávena de bem cheia de farinha com fermento

4 colheres de sopa de açúcar mascavado

1/2 chávena de leite


Preparação:


Descasque os pêssegos e corte-os em pedaços não muito pequenos. Acrescente o gengibre ralado assim como a raspa de limão, as duas colheres de sopa de açúcar mascavado e a farinha. Envolva bem e coloque no fundo de uma forma ou taça que possa ir ao forno.

Prepare depois a cobertura. Numa taça misture a farinha com a amêndoa triturada, o açúcar, a manteiga, e por fim o leite, até obter uma mistura homogénea, mas que não necessita de ser muito trabalhada. Coloque depois esta mistura em colheradas sobre os pêssegos e deixando espaços entre a massa.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até a massa estar cozinhada e dourada.

Sirva ainda morno e acompanhe com gelado de baunilha!


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Uma boa ideia! Os dias já estão a ficar mais frescos, mas ainda temos fruta de Verão e não só. Tenho algumas ameixas e maçãs, e vamos ver se sai alguma coisa. É simples de fazer, e uma forma de variar das tartes ou bolos de fruta.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Já experimentei e realmente é muito bom. A mistura do pêsego com o gengibre e o limão.. Mmmmm que bom! 🙂
    Qualquer dia experimento com outra fruta, também deve ficar bom 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *