Tarte de Requeijão com Amêndoa

Na festa de aniversário houve essencialmente sobremesas clássicas e habituais e que fazem as delícias de todos os que frequentam a nossa casa. Mas há sempre espaço para alguma inovação e receitas novas. A tarte de requeijão acabou por sair, porque tinha dois requeijões congelados – daqueles que a prima Isabel faz, e que o avó tinha trazido há já algum tempo – e que precisavam de ser gastos. Uma tarte de requeijão pareceu-me o ideal e acabou a ser enfeitada com fios de ovos que também estavam congelados deste a Páscoa (sobraram das decorações de um pão de ló!) A receita é simples, daquelas que se junta quase tudo. E apesar de idealmente preferir fazer as massas para as tartes, neste caso, e com tanto para fazer optei por usar um rolo de massa de compra.

Em vésperas de fim de semana, uma sugestão doce parece-me sempre bem!


Ingredientes:


1 rolo de massa quebrada refrigerada pronta a usar – mas podem usar massa caseira


Recheio:

2 requeijões de Seia (cerca de 180g cada)

3 ovos

200g de açúcar

30g de manteiga derretida

50g de amêndoa moída (farinha de amêndoa)

30g de farinha

1/2 colher de chá de canela


fios de ovos para decorar (opcional) + açúcar em pó para polvilhar


Preparação: 


Num copo de varinha mágica ou no robot de cozinha coloque o requeijão, os ovos inteiros, a amêndoa moída, o açúcar, a manteiga derretida, a farinha e a canela e triture bem (com a varinha mágica ou no robot) a mistura até esta ter uma consistência homogénea. Reserve.

Entretanto desenrole a massa e forre com ela o fundo de uma tarteira de fundo amovível, picando-a em seguida com um garfo. Verta depois o recheio sobre a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada e dourada.

Deixe arrefecer antes de desenformar.

Decore depois a tarte com fios de ovos e polvilhe com açúcar em pó!


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Que bela visão para uma 6ª feira! Este tipo de tartes agrada a todos e são simples de fazer. Quando estou com muita pressa (e preguiça), salto a parte da massa e coloco o recheio num pirex ou tarteira de loiça, ficando uma espécie de queijada.
    Mais uma ideia para usar o requeijão que tenho congelado.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *