O Natal prepara-se aos poucos…. e aproveitamos os recursos!

Não em canso de dizer que é aos pouco que se vão preparando os cabazes de natal! As primeiras coisas que começam a sair da cozinha, ainda no verão, são sempre as compotas.

Já há compota de melão e baunilha, de courgete e agora foi a vez da compota de figos. É uma questão de ir aproveitando os excessos, as coisas que temos em abundância, a fruta madura da época. As minhas compotas são sempre uma maneira de “não desperdiçar”. O melão que não sabia a nada e estava para ir para as galinhas. A courgete enorme que o vizinho Nuno nos ofereceu, e os figos que trouxe de casa dos sogros no fim de semana.

E assim foi! A figueira dos sogros está carregada de figos. E assim aproveitei. No sábado trouxe mais de 3 quilos de figos e ainda nesse dia preparei uma deliciosa Compota de Figo com vinho do Porto e Canela. – http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/08/compota-de-figo-com-canela-e-vinho-do.html.

E assim, aos pouco começa a haver as habituais compotas para os cabazes.

Começa também a ser tempo de marmelos, pelo que é altura de aproveitar para fazer marmelada e geleia também para oferecer, ou simplesmente para uso pessoal!

Em breve aparecem as abóboras…


Quem mais já começou?

4 respostas

  1. Oi Joana! As compotas têm a espectacular vantagem de poderem serem feitas no verão, quando tenho mais tempo, e server para as oferendas de natal 🙂 Já fiz um pouco de tudo com a fruta em excesso, agora só falta mesmo as de abóbora quando começarem a ficar à moda de usar. Bjinhos e fico contente por este blog estar mais activo 🙂

  2. Olá,
    Este ano já tenho feito geleia de uva, de amora e doce de abóbora.
    Está tudo em mente e escrito em papel por uma questão de orientação pessoal.

    Aida Lopes

  3. Olá,
    Eu já fiz,compota de tomate,tomate com maçã,tomate com gengibre,maçã figo,figo,geleia de marmelo,marmelada e,falta a abóbora que vou fazer já a seguir.todos estes frutos são biológicos produzidos com muito amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *