É algo que aprendi com a minha mãe. Há um dia por semana em que todas as caixinhas com sobras que habitam o frigorífico saem cá para fora. Em casa dos meus pais, é dia de comer acepites variados, de cada um escolher e comer a sua sobra favorita. Em minha casa faço algo parecido, mas normalmente dou-lhe uma roupagem nova.
Neste último dia de “limpeza” ao frigorífico havia um resto de salmão – 1 posta inteira – e sobras de arroz. Havia na gaveta dos legumes um pequeno alho francês solitário e um restinho de espigos. Estava dado o mote para o jantar. O que não daria para dois, acabou por dar para 2 adultos e 2 pequenos. E foi um jantar muito elogiado. Por mais que cozinhe, por mais receitas novas que teste, acho que das coisas que mais gosto é mesmo “inventar2 com o que vive no frigorífico evitando assim todo e qualquer desperdício.
Ingredientes:
1 posta de salmão
1 alho francês
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
150ml de leite
sal e pimenta q.b.
1 taça de sobras de arroz branco
1 mão cheia de espigos de couve
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
Preparação:
Para as pataniscas. Limpe a posta de salmão de peles e espinhas. Numa taça coloque a farinha, o ovo e o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o salmão desfeito em lascas e o alho francês cortado em rodelas fininhas e previamente lavado. Envolva bem.
Frite depois em azeite ou óleo vegetal colheradas de massa. Deixe alourar de um dos lados antes de virar e deixar cozinhar do outro lado. Escorra sobre papel absorvente antes de servir.
Para o arroz de espigos aldrabados. Coza os espigos em água a ferver temperada de sal. Assim que os espigos estiverem cozidos escorra-os e guarde um pouco da água de cozedura.
Entretanto pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar num tacho, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Acrescente depois os espigos já cozidos e escorridos e o arroz. Envolva bem e solte o arroz com um pouco da água de cozedura dos espigos.
Sirva o arroz com as pataniscas de salmão e alho francês.
Bom Apetite!
7 respostas
Estas ideias são sempre úteis, pois não estamos em época para desperdícios, especialmente de comida.
Este fim de semana, também foi dedicado aos "restos" que ganharam nova roupagem: pataniscas de peixe (restos de peixe grelhado e de uma lata de atum, com grelos de cebola) com um arroz de agrião e cenoura, "Lasanha" enrolada (receita da Clara de Sousa – Supremos de frango, mas com restos de rojões; já vi algo parecido num programa do Jamie Oliver mas com legumes).
É um bom exercício fazer pratos com o que temos em casa, tentando "inovar" o trivial, obtendo sempre um resultado único e diferente.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Não há nem nunca houve uma época para desperdícios. Parte daquilo a que temos vindo a assistir ao longo de muito tempo, foi ter-se interiorizado que podíamos desperdiçar à vontade, éramos todos ricos. Grande mentira nos impingiram e na qual todos nós, porque era confortável, embarcámos sem pensar.
Uma refeição bem boa e reconfortante. Adoro o arroz….. 😉
Beijinho!!
Bimby & Sabores da Vida
Confesso que uma das minhas dificuldades é aproveitar os restinhos que vão ficando no frigorífico. Por isso, ideias como esta são muito bem vindas!
Óptimo aspecto, vou experimentar de certeza. Só não percebi porque é que o arroz é aldrabado.
Uma boa e deliciosa refeição,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
As pataniscas foram o nosso jantar de hoje cá em casa e ficaram aprovadas!
Mais uma excelente ideia Joana 😉