Nos primeiros dias do ano há sempre aquela nostalgia de que o Natal acabou. De arrumar a árvore e as decorações, de desmanchar o presépio… Este ano, para combater esse sentimento, decidi que, juntamente com o desmanchar da arvore de natal e da retirada das decorações, ia organizar um novo “cantinho” na nossa sala.
A nossa sala de estar/jantar, ainda está um bocadinho em bruto, porque sendo a “sala de família”, onde vemos televisão, e estamos com os miúdos, tem de ter espaço para eles estarem e brincarem. Por mais que goste de ter as coisas muito bonitas – e eu gosto muito de decoração de interiores, caso não saibam – é impossível, com dois miúdos ainda tão pequenos, não ter um espaço para eles brincarem. Portanto, na nossa sala incorporamos um móvel com espaços de arrumação e cestos para estarem os brinquedos e há espaço ainda livre de decoração para eles poderem brincar enquanto nós vemos televisão, estamos à lareira, estamos com os amigos, ou simplesmente estamos todos juntos a brincar e passar tempo em família. Isso faz com que a minha sala ainda seja um projeto por decorar. Tem algumas áreas definidas e organizadas, como a parte da sala de jantar, mas tudo o resto ainda é um projeto a longo prazo.
Queremos trocar o sofá, que o nosso está manchado, mas enquanto os miúdos forem pequenos, entornarem leite em cima dele, e limparem as mãos de manteiga às almofadas, é para adiar. Há dois cadeirões vintage de napa verde escura que esperam para serem estofados. Há cortinados cuja bainha ainda tem de ser retificada, e faltam tapetes….
No entanto a decisão estava tomada e, com o que havia em casa decidi criar um cantinho acolhedor perto da lareira.
Os cadeirões já estavam na sala, apesar de a longo prazo serem para ir para a minha sala/escritório. Juntei aos cadeirões a mesinha que era de casa da avó, e que nós reciclamos pintando-a de branco, e que estava no meu escritório/sala. Troquei as capas de umas almofadas decorativas e juntei uma simples manta cujas cores complementam as almofadas. Na mesinha coloquei umas velas, daqueles presentes que nos oferecem quase sempre no natal e que eu tinha guardado, e a orquídea de interior que estava na cozinha e que entretanto perdeu as flores acabou bem também sobre a mesa ao lado dos mais recentes livros de culinária, a ver se assim tenho mais oportunidades de lhes pegar.
Não fiz mais nada de especial. O cantinho ficou naquilo que eu chamo uma segundo zona de estar, em frente à lareira, e ao lado do móvel onde os miúdos têm alguns brinquedos. O restante espaço está livre e amplo, para os jogos e brincadeiras e, apesar de o chão ser confortável, falta-me um tapete para aquela área, mas ainda não descobri exatamente o que quero.
Acabei também por mudar o nosso candeeiro de pé para este novo cantinho, e retirei-o da zona de jantar onde se encontrava. E agora tenho a certeza de que no local onde anteriormente estava o candeeiro fica bem uma planta.
Finalmente mandei fazer a foto de família (tirada durante a primeira semana de vida do António) para colocar sobre a lareira, e a nossa sala de família começa a fazer mais sentido.
Agora a ver se tenho finalmente o orçamento para os cadeirões de napa, se arranjo os cortinados, se encontro um tapete como quero, sem pêlo e de cor clara e lisa e se compro uma planta – natural ou verdadeira – para o canto despido da sala de jantar…
Este exercício de dar uma volta à sala depois de desmanchar a árvore de natal, deixou-me muito menos nostálgica pelo fim das festividades. E fez-me voltar a pensar nos pequenos recantos da minha casa e a ir decorando e colocando a meu gosto.
Também fazem o mesmo? Também gostam de mudar usando o que já têm em casa e trocando os sítios?
9 respostas
Sou caranguejo! Tenho sempre muito receio de mudanças =P Mas desta vez que o Natal passou, tentei mudar um bocadinho as coisas. Pelos menos os tarecos de sítio e adorei a diferença! =D
E adoreeeeiiii o teu cantinho! =D
Um beijinho dourado
Não sei preços mas o el corte inglês faz tapetes por medida e tem um enorme leque de cores e tipo de pêlo (curto, comprido. …).
Gostei tanto desse cantinho, é mesmo um amor e aconchegante!
Pois isto com miudos pequenos o melhor é esperar para eles crescerem e fazermos o que realmente queremos em casa 😀
Sim, também mudo os moveis e decorações, normalmente quando chega uma nova estação do ano, no outono e inverno como passo mais tempo em casa gosto de um ambiente mais cozy, com velas à mistura.
~*Viver a Viajar*~
Peço desculpa pela indiscrição mas onde comprou os cadeirões da fotografia? Ando à procura de uns para trocar os que tenho no escritório e os seus são exatamente o que eu queria. Cá por casa também andamos com vontade de fazer mudanças na decoração e eu, que adoro o Natal, confesso que fiquei aliviada depois de desfazer a árvore e voltar a ter a casa com mais espaço.
Carla,
Estes cadeirões são da KASA e foram comprados no Continente.
Espero ter ajudado.
Um beijinho,
Joana
Está lindo esse cantinho!
Que lindo esse cantinho! Tão simples e tão inspirador!
Tenho uma mesinha igual a essa, trouxe-a de casa da minha mãe há uns anos e restaurei-a. Pintei-a de azul, mas ao ver a tua pintada de branco( á não é a primeira que vejo) fiquei com uma vontade enorme de pintar a minha novamente, de branco claro!
Beijinho e bom fim de semana.
Adoro os cadeirões. Pode dizer de onde são? O Ikea tem uns parecidos, mas não são tão bonitos…
Lilía,
Estes são da KASA, comprados no Continente.
Um beijinho,
Joana