Cogumelos Portobelo com Queijo de Cabra e Presunto

Portugal é um país de tradições gastronómicas. Disso ninguém tem dúvidas. Apesar de pequeno, cada região tem a sua. Há locais com tradições muito próprias no que toca à comida em determinados períodos festivos, seja o natal, o dia dos finados, os santos populares…. E também há tradições gastronómicas na altura do carnaval. Acho que a maioria se prende com o facto do início da quaresma ser amanhã, e portanto, um “último” dia para excessos antes do periodo de “jejum e abstinência”. E em muitos locais hoje é dia de se comer um belo cozido, ou qualquer outro prato de carnes. Por aqui, o cozido foi no domingo, e hoje, todos em casa, faz-se algo diferente não tanto para assinalar o carnaval, mas para assinalar um dia de “descanso” a meio da semana. A sugestão que vos deixo é de uma pequena entrada, ou refeição mais ligeira, com ingredientes que eu adoro, e que ligam muito bem: presunto, cogumelos e queijo de cabra.

Uma coisa simples para um dia (para alguns!) de descanso.


Ingredientes:


8 cogumelos portobelo médios

1 rolo de queijo de cabra – chèvre

8 fatias finas de presunto

sal e pimenta q.b.

salsa picada q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Limpe ou lave bem os cogumelos e retire-lhes os pés (poderá guardá-los para outra preparação culinária!) Coloque depois os “chapéus” dos cogumelos num tabuleiro e tempere-os com uma pitada de sal e pimenta e regue com um fio de azeite.

Corte o queijo chèvre em 8 rodelas não muito finas e coloque 1 rodela sobre cada um dos cogumelos. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC até que os cogumelos cozinhem e o queijo comece a derreter, cerca de 20 minutos.

Retire depois os cogumelos do forno, e sobre cada um coloque uma fatia muito fina de presunto.

Coloque novamente no forno, aumentando a temperatura para 225ºC apenas para tostar o presunto e gratinar o queijo.

Retire do forno, polvilhe com salsa picada e regue com um fio de azeite.

Sirva de imediato, como entrada ou petisco.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Na minha família, hoje por tradição é dia de comer cozido á portuguesa, todas as sextas feiras de quaresma são dias de fazer filhós.
    Aida Lopes

  2. Por aqui não há nenhuma tradição relacionada com o Carnaval, talvez porque os meus pais tenham saído bastante novos das suas terras de origem e perdido a ligação com elas.
    Seja como for, com tradições ou não, devemos aproveitar a riqueza gastronómica que o nosso país tem.
    Aqui estão uma boa sugestão para petisco, entrada ou refeição ligeira. Será para experimentar, se não comer parte dos ingredientes antes de iniciar a receita!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *