Fishcakes de Batata Doce e Atum


Foi realmente um fim de semana muito preenchido. Mas hoje é dia de festa: o Miguel faz 39 e mais logo há jantar em família. Só mesmo a família e vamos ser 16 à mesa, e ainda cá falta a minha irmã!!

Hoje a azáfama na cozinha vai ser muita. Há que preparar o jantar, o bolo de aniversário, umas entradas e algumas sobremesas.

Depois logo vos mostro as receitas, mas a maioria são os clássicos e as preferidas do aniversariante, que tem sempre a palavra final no dia de aniversário.

O Miguel faz 39 e ao fim de tantos anos juntos pouco lhe tenho a dizer que ele ainda não saiba. Apenas que seja feliz. Porque as pessoas felizes fazem também os outros felizes e geram ambientes felizes e harmoniosos. E isso é (quase) tudo o que quero para ele. E para nós.  

E apesar de por aqui ser dia de festa, não quer dizer que não haja a sugestão habitual. Desta vez uns “fishcakes” ou bolos de peixe e batata, com o amigo das cozinheiras desprevenidas, o atum de lata! Estes ficaram muito saborosos e com uma textura crocante que nós gostamos bastante. E uma óptima refeição para desenrascar em dias de pouco tempo ou em que não temos grande oportunidade de ir às compras. 


Ingredientes para 6 unidades:


2 latas de atum em azeite

3 batatas doce médias (usei a variedade laranja – podem usar outra ou batata normal, se preferirem)

1 cebolinha de rama ou 1/2 cebola pequena

sal e pimenta q.b. 

1 ovo batido

pão ralado ou farinha de mandioca para panar


Preparação:


Descasque a batata doce e coza-a (eu prefiro cozinhar a vapor) até que fique macia. Escorra e faça-a em puré com um utensílio próprio ou com o robot de cozinha.

Entretanto pique bem a cebolinha e junte-a ao puré de batata, assim como o atum previamente escorrido. Misture bem, de modo a que fique bem uma mistura homogénea. Tempere depois com sal e pimenta a gosto e com raspa de limão. 

Forme  depois 6 bolinhos em forma de hamburguer e, se necessário leve-os um pouco ao frigorífico para ganharem firmeza. 

Passe-os depois pelo ovo batido e depois pelo pão ralado ou farinha de mandioca e frite-os e ambos os lados num pouco de azeite ou óleo quente, até que fiquem dourados.

Escorra sobre papel absorvente e sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Muitos parabéns a todos, entre os aniversariantes e pelos seus anos de casada!
    Acho que o atum pode ser apelidado, também, de "fiel amigo" a par do bacalhau e do frango. É pratico e versátil, e agrada todos (ou quase todos).
    Vou guardar esta receita, pois pode desenrascar uma refeição "relâmpago", e que será capaz de agradar ao meu "comedor de atum" (o meu sobrinho mais velho é "maluco" por atum).
    Ficamos a aguardar as receitas, para futura inspiração. Os clássicos são eternos e caem sempre bem, podendo ser "revisitados".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *