Estamos em semana de Páscoa. Por aqui este ano vai ser um bocadinho diferente. Vai haver direito a umas merecidas mini-férias a sul, e o nosso tradicional almoço de padrinhos e afilhados, vai acontecer, mas não nas datas habituais, não só porque nós não estamos, mas proque uns dos padrinhos e afilhados também não estão. E como basta haver vontade para se fazerem almoços e jantares de amigos – independente da data em que estes ocorrem – adiamos a nossa data para quando todos puderem estar presentes.
Entretanto há folares e bolachinhas para começarem a ser feitos, e uns ovinhos de chocolate e provavelmente uns docinhos saudáveis… Vamos a ver o que consigo fazer…
Entretanto foi mais um fim de semana que passou. Um delicioso e sempre maravihoso workshop na Colher de Chá, em Ovar. Obrigada mais uma vez a todos os que estiveram por lá! E houve almoço de família com churrasco, e ainda mais refeições ai ar livre, que o tempo tem convidado a isso.
Por aqui foram dias muito preenchidos, e por isso começamos com uma receita mais simples para apanharmos o ritmo para esta semana mais curta!
Ingredientes para 2 pessoas:
6 crepes (eu fiz em casa podem fazer esta receita tradicional ou esta sem glúten)
2 latas de atum em azeite
1 cenoura
1 alho francês
1 cebola pequena
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
50g de queijo ralado
200ml de natas frescas
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho. Descasque a cenoura e rale-a. Corte o alho francês em rodelas fininhas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e aloure a cebola e os dentes de alho. Junte depois a cebola e o alho francês e envolva bem. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco. Acrescente depois o atum previamente escorrido e deixe cozinha mais uns minutos. Junte depois cerca de 50ml de natas e metade do queijo ralado, envolva bem e deixe arrefecer.
Divida depois o recheio de atum pelos crepes e dobre-os ou enrole-os, colocando-os num tabuleiro que vá a forno. Regue com as restantes natas e polvilhe com o queijo ralado.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até estar gratinado e dourado.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
6 respostas
Mais uma boa sugestão, simples e prática!
Vou "roubar" a ideia, e ficar com ela, para dar uso a alguns restinhos de bacalhau assado, ou mesmo com os "fieis amigos nºs 2 e 3" (atum ou frango).
As tradições, podem ser reinventadas e adaptadas, às circunstâncias de cada um. Hoje em dia, há pessoas que vão de férias nesta altura, bem como há pessoas que trabalham nos feriados, religiosos ou não (ex.supermercados/hipermercados).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Olá!
Poderia partilhar connosco as receitas das bolachinhas e dos ovinhos que vai fazer?
Obrigada
Um beijinho
Que crepes fantásticos!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Ninguém merece!! <3
Um beijinho dourado
Fiz anteontem para o jantar e foi toda uma aventura porque nunca tinha feito crepes… Mas ficaram óptimos e serão para repetir! Obrigada, Joana 🙂
Joana, já fiz no fim de semana esta receita e é……DIVINAL!!!
Fiquei fã e ainda por cima aprendi a fazer os crepes super fininhos, amei a textura e o sabor, obrigada pela partilha
Beijinhos
Dália