Frango “Aberto” Assado no Forno com Tempero de Avó

Frango assado ou frango de churrasco, ainda que os coma todos os outros dias da semana sabem-me sempre a almoço de domingo. Tempero com alho, sal, louro, colorau e azeite têm para mim, e terão sempre na minha memória sabor de assados de avó. Com uma combinação clássica e de tão simples ingredientes que dificilmente não haverá em qualquer cozinha. É por isso que é tempero de avó. É por isso que é sempre comida de conforto e receita de emergência em qualquer ocasião. Podemos inventar e misturar outras tantas combinações de ingredientes. Mas estes, com este cheiro e este sabor, remetem-me sempre para almoços de domingo e para casas de avós. Com louceiros antigos, chão a ranger e louça de dias de festa posta na mesa. Uma cozinha antiga com lareira e lava louça de pedra… e a casa a cheirar a assado quando chegamos para almoçar…

Ingredientes:


1 frango (aberto como para frango de churrasco)

1 colher de sopa de massa de alho ou 4 dentes de alho esmagados em pasta

1 colher de sobremesa de colorau

1 colher de chá de louro em pó – ou 1 folha de louro

2 colheres de chá de chilli oil (azeite de malagueta)

1 limão

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Coloque o frango numa assadeira ou tabuleiro de forno. Numa taça misture o sal e a pimenta, o colorau, a massa de alho ou os alhos esmagados, o louro, o chilli oil, a raspa de limão e sumo de metade do limão e envolva bem. Esfregue o frango com esta mistura e deixe a marinar algumas horas ou de um dia para o outro.

Coloque depois no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 a 2h, até o frango estar cozinhado e dourado, virando-o a meio para que asse por igual.

Sirva com legumes ou uma salada e batatas assadas.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Que frango tão apetitoso!
    Estes aromas remetem para a infância, e costumo usar com bastante frequência, não só no frango como noutras carnes.
    O frango aberto desta forma, cozinha mais rapidamente. Normalmente, faço-o assim, ou com as metades do frango (ou pedaços) – depende do apetite, tempo disponível e do que houver em casa.
    No entanto, o frango assado inteiro ou aberto ao meio, tem outro "charme", é o "rei" da mesa, trazendo boas memórias.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Sara,

      Realmente assim cozinha muito mais rapidamente. E a combinação clássica de sabores é daquelas coisas que nunca falha e cai sempre bem!
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *