Panquecas de Cacau e Mel com Ananás Caramelizado

Por aqui a vontade de cozinhar anda um bocadinho em baixo. Talvez seja do calor e por andarmos mais numa de churrascos e sardinhadas, talvez seja porque o tempo das férias se aproxima, ou apenas porque tem havido muitas refeições fora de casa… O que é certo é que as receitas por aqui andam muito simples, nos habituais clássicos de sempre, entre o arroz de peixe que os miúdos adoram, ou o frango assado, e as saladas variadas, coloridas e frescas.

Mas entretanto o fim de semana é sempre tempo de uns pequenos almoços mais cuidados e reforçados, e hoje há uma receita de panquecas perfeita dias vagarosos e até para as férias!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 ovos

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó

6 colheres de sopa de polvilho doce (podem trocar por farinha)

1 colher de sopa bem cheia de mel 


Ananás caramelizado

2 fatias de ananás cortado em cubinhos

1 colher de sopa bem cheia de mel


Preparação:


Numa taça bata os ovos com o cacau, o fermento, o mel e o polvilho ou farinha. Bata bem até obter uma massa homogénea.

Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque colherada de massas (eu não gosto de fazer as panquecas muito grandes e esta massa deu-me para cerca de 10 panquecas com cerca de 12cm) e deixe começar a formar bolhinhas de um dos lados. Vire depois as panquecas e deixe cozinhar do outro lado. Repita até esgotar a massa.

Coloque depois o mel na frigideira quente e acrescente o ananás em cubos. Deixe cozinhar até o ananás estar caramelizado.

Sirva as panquecas com o ananás.


Bom Apetite!

2 respostas

  1. Yummy! Por acaso, ontem um dos acompanhamentos do almoço foi precisamente ananás caramelizado (com xarope de agave). Bjinhos 🙂

  2. Que sugestão tão docinha para animar um dia bastante "murcho", que não sabe se é de sol ou de chuva!
    Quem sabe se não experimento num destes fins de semana, ou quando estiver de férias? Talvez saia em versão mais "ligeira", pois a minha percepção de doce está completamente "avariada"!
    Seja como for, é mais um pretexto para "dominar" a técnica das panquecas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *