Perninhas de Peru no Forno à Médio Oriente

Mais uma receita de forno. Mais uma receita prática para os jantares da semana, com a vantagem de poder ser feito a mais, e de as sobras, depois de desfiadas, serem ideiais para fazer uma lasanha, uns crepes, uns canelones ou até um peru à Brás.

A diferença está nas especiarias usadas. o ras-el-hanout dá-lhe um toque exótica que cá em casa gostamos muito, e transforma o tardicional assado em algo que parece muito mais especial.

Coisas simples que por vezes parecem mais elaboradas – e com a vantagem de não termos de fazer quase nada, porque o forno faz o jantar quase sozinho.


Aproveito para anunciar que vou voltar ao Porto para mais um Workshop. Nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, dia 16 de Setembro, Sábado, pelas 15h, e com o tema “Receitas Rápidas e Fáceis para Jantares em Família”. Para mais informações e inscrições: info@workshops-popup.com.



Ingredientes para 4 pessoas (com sobras):


4 perninhas de peru

sal e pimenta q.b.

1 cebola roxa

1 colher de sopa bem cheia de Ras-el-Hanout (mistura de especiarias marroquinas)

150ml de vinho branco


Preparação:


Coloque as perninhas de peru num tabuleiro que vá ao forno e tempere com sal, pimenta e com o ras-el-hanout.  Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas e coloque sobre as pernas de peru. Regue depois com o vinho branco.

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até que a carne esteja cozinhada. Retire depois o papel de alumínio e deixe alourar um pouco para que fiquem com uma cor mais dourada.

Acompanhe com batata assada e uma salada verde.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Gosto desta ideia!
    Os assados são práticos e podem variar consoante os temperos usados.
    Há alturas em que uso a harissa (mais próxima do "sabor" português), outras que em que uso o Ras-el-Hanout, caril/garam masala, etc, além dos normais (alho, limão, laranja, massa de pimentão, pimenta da terra, ervas aromáticas, vinho ou cerveja) – há tanta combinação que se pode fazer, para carnes, peixes e legumes, que é impossível haver monotonia!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Sim, são muitas vezes as melhores receitas 🙂
    Ontem jantámos frango assado no forno com alcachofras em azeite, azeitonas, abóbora e orégãos – muito fácil de preparar e absolutamente delicioso. Hei-de fazer novamente e publicar, vale bem a pena.

  3. Olá,
    Uma sugestão mesmo a calhar, agora que comprei essa especiaria no LIDL, aquando da semana do Médio Oriente 🙂
    Já tinha pesquisado receitas ( inclusive aqui, porque sei que usa e gosta), pois nunca experimentei tal mistura marroquina, bem como outras orientais 🙂
    Muito obrigada e um grande beijinho
    Romã:*

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *