O bolo de fim de semana que acabou por não ser feito no fim de semana, naquelas “alterações” de planos que nos fazem começar outra coisa qualquer, típico de quem está em casa e encontra sempre algo para fazer….
O António estava na sesta de depois de almoço e o Zé Maria a brincar, quando achei que era a hora ideal para ir para a cozinha fazer um bolo. No momento em que entro na cozinha, o Zé Maria vem atrás de mim a perguntar pelo pai que estava no andar de baixo. Vou com ele para baixo e descubro o Miguel a começar a organizar e arrumar o nosso armário da lavandaria. Um armário de “tralha”, que há muito que estava a necessitar de uma intervenção, mas que íamos adiando. Ora o bolo ficou sem efeito, porque acabei por me dedicar também a essa tarefa que acabou por demorar quase o resto da tarde…
Mas a ideia do bolo ficou, e foi só aproveitar o forno quente do jantar de segunda feira para colocar em prática o que tinha ficado pendente.
E assim saiu um bolo rápido e simples para ir comendo aos bocadinhos durante a semana.
E não se esqueçam do workshop no Porto, já esta sábado! . Nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, dia 16 de Setembro, Sábado, pelas 15h, e com o tema “Receitas Rápidas e Fáceis para Jantares em Família”. Para mais informações e inscrições: info@workshops-popup.com.
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural (125g)
50ml de sumo de limão
1 colher de chá de pasta de baunilha (ou extrato de baunilha)
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
3 copos (do iogurte) de farinha
2 copos (do iogurte) de açúcar
1/2 copo (do iogurte) de óleo – usei óleo de coco, mas podem usar qq outro óleo vegetal ou manteiga amolecida
Cobertura de Iogurte:
100g de iogurte grego natural
1 colher de chá de pasta de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Preparação:
Coloque no copo liquidificador (ou no robot de cozinha) os ovos, o sumo de limão, o iogurte, a pasta de baunilha, o açúcar, a farinha, o fermento e o óleo e misture numa velocidade baixa até obter uma mistura lisa e homogénea.
Coloque a mistura numa forma com buraco, previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado. Retire, e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
Entretanto prepare a cobertura de iogurte, misturando todos os ingredientes.
Depois de completamente arrefecido cubra o bolo com a cobertura de iogurte e, se gostar, coloque uns frutos vermelhos.
Bom Apetite!
4 respostas
Que bela visão para uma manhã de férias!
O bolo de iogurte é o "vestido preto" dos bolos. Fica bem em qualquer ocasião, consoante o "acessório" (aroma, cacau, pepitas de chocolate, frutos secos ou frescos, especiarias, etc). Simples ou aromatizado, com ou sem cobertura, é um bolo que agrada a todos.
Fiquei a"babar" e não sei se o faça ou a tarte de maçã com que andava a sonhar.
Logo se vê…ficaria lindo com as framboesas que vieram na cesta! Talvez faça as duas coisas em versão "mini".
Conheço bem essas mudanças de planos! Ocorrem ao fim de semana, entre as ideias previstas, e os imprevistos (acontecem quando quero arrumar a garagem/arrecadação, armários ou ir ao jardim – alturas em que poderei ter maior disponibilidade).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que bom, um bolinho para ir comendo durante a semana!!
E que lindo que ficou… Porque os olhos também comem 🙂
Beijinhos,
http://trendylisbon.com/
Óptimo aspecto!!
(e parabéns pelas notícias que vi ali no outro post!!)
Que bolinho mais apetitoso!!! Hei de fazer! Bjinhos!