Daquelas coisas rápidas, quase comida de emergência cá em casa. Seria impensável chamar-lhe massada, daquelas ricas e perfumadas, mas para uma refeição rápida e despreocupada para a semana é uma boa solução.
E os 3 lombinhos de pescada solitários que estavam no congelador para serem transformados em rissois de pescada, os tomates bem maduros congelados no verão, e as Delícias do Mar, que não compro há anos, mas que tinham tido uma excepção nos aniversário dos miúdos para um patê de delícias e ovo cozido (que alguns crescidos me pedem sempre!) e das quais ainda havia meio pacote congelado, ditaram o mote de um jantar, que não estava para ser assim, mas que acabou nisto!
E aqui fica a inspiração, e de como em poucos minutos houve uma refeição na mesa que os miúdos até comeram e se lambuzaram…
Calendário de Workshops (antes de uma pausa até pelo menos a Primavera de 2018!)
Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com
Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro – Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt
Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com
Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças)
3 lombinhos de pescada congelados
azeite q.b.
1 folha de louro
1 cebola
sal e pimenta q.b.
água q.b.
180g de massa de cotovelinhos
3 tomates madurso (pelado ou congelado)
1 molhinho de coentros
150g de miolo de camarão cozido ou Delícias do Mar
Preparação:
Pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite juntamente com um fio de azeite. Acrescente depois a folha de louro e o tomate bem picado e deixe refogar mais uns minutos. Junte os lombinhos de pescada cortados em pedaços grandes e retifique de sal e pimenta. Envolva bem no refogado, junte cerca de 350ml de água e deixe ferver, em lume brando cerca de 10 minutos.
Retifique de sal e pimenta e junte a massa, deixando-a cozer. Quase no fim, acrescente os camarões ou as delicias do mar cortadas em pedaços e os coentros picados.
Sirva de imediato e acompanhe com brócolos.
Bom Apetite!
4 respostas
Fast food caseiro, e um bom exemplo da "operação limpa-congelador"!
Cá por casa, aparecem refeições assim, e normalmente massa (costumo usar a de meada) ou arroz, mais ou menos "ricos", para aproveitar restos de carnes cozinhadas (com molho) ou restos de peixe/bacalhau cozidos. Num dos últimos fins de semana, fiz uma massada com um peixe assado com pimentos, que tinha sobrado e estava congelado.
Como costumo dizer, venham mais ideias destas, pois por vezes não lembramos que podemos "multiplicar" o "pouco" que há no congelador, e preparar uma refeição.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Gosto muito deste tipo de pratos, então no Outono acho que sabem ainda melhor. Acho também que são o tipo de prato que além de nos encher a barriguinha, também nos enche o coração! Beijinhos*
Olá!
Hummm adoro estas receitas assim, bem reconfortantes e simples!
Beijinhos
Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest
Tudo que tu faz é gostoso! Grato!
Como ganhar dinheiro vendendo comida saudável
Dieta do frango
Dieta da maçã
Dieta sem carboidratos
Dieta para diabéticos
Dieta da Gota