A carne picada que se tem quase sempre em casa. Transformada em bolonhesa que é congelada para usar nos dias em que tenho menos tempo para cozinhar, e também transformada em almôndegas e outras vezes em hamburgueres caseiros que nos enchem o frigorífico de refeições quase prontas. Raramente não há uma taça com uma ou várias coisas destas cá em casa. E por isso raramente me preocupo naqueles dias de “não tenho nada feito”.
E foi assim, entre uma caixinha de almôndegas caseiras congeladas, e um pouco de massa, lá saiu mais um receita básica que terminamos no forno com um pouco de queijo e a que dei mais graça com um pouco de tomate e manjericão.
E os miúdos gostam e comem e repetem e no fim não sobra nada. Ou quase nada.
Comida a saber a casa, a dias frios, a lareira, a conforto e a quase natal!
Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças):
275g de massa a gosto (esparguete, massa curta…)
10 tomate cereja
75g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão fresco q.b.
Almôndegas:
350g de carne de vaca picada
1/2 cebola
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
Preparação:
Para as almôndegas misture numa taça a carne com a salsa e a cebola picada e tempere a gosto com sal e pimenta. Faça pequenas bolas do tamanho de nozes e guarde no frigorífico até cozinhar para ganharem firmeza. (Se quiser faça mais quantidade e congele-as para usar em dias com menor tempo para cozinhar)
Coza depois a massa em água abundante com sal até que fique al dente.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Cozinhe as almôndegas até que comecem a ficar douradas, juntando quase no final os tomate cereja cortados ao meio e o manjericão grosseiramente picado. Deixe cozinhar mais uns minutos.
Escorra depois a massa e coloque-a num tabuleiro. Por cima disponha a mistura de almôndegas e tomate c(e o molho que entretanto se formou) e envolva na massa. Cubra com o queijo ralado, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado.
Sirva de imediato com uma salada verde.
Bom Apetite!
3 respostas
Já disse que gosto destas ideias?
É que com pouco pode-se desenrascar refeições rápidas. E mesmo que não se tenham almôndegas prontas ou bolonhesa, é possível adaptar a ideia com atum (um molho espesso de atum), ou mesmo um pouco de vegetais cozidos/salteados com um pouco de bacon/chouriço (se usar), e depois gratinar com um pouco de queijo. Complementa-se com um pouco de salada ou legumes cozidos, e tem-se uma refeição.
Tenho sobras de frango assado, legumes no frigorífico, e logo se vê o que poderá sair!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Tudo que tu faz é gostoso! Grato!
Como ganhar dinheiro vendendo comida saudável
Dieta do frango
Dieta da maçã
Dieta sem carboidratos
Dieta para diabéticos
Dieta da Gota
google 205
google 206
google 207
google 208
google 209
google 210