Massa no Forno com Almôndegas e Tomate Cereja

A carne picada que se tem quase sempre em casa. Transformada em bolonhesa que é congelada para usar nos dias em que tenho menos tempo para cozinhar, e também transformada em almôndegas e outras vezes em hamburgueres caseiros que nos enchem o frigorífico de refeições quase prontas. Raramente não há uma taça com uma ou várias coisas destas cá em casa. E por isso raramente me preocupo naqueles dias de “não tenho nada feito”.

E foi assim, entre uma caixinha de almôndegas caseiras congeladas, e um pouco de massa, lá saiu mais um receita básica que terminamos no forno com um pouco de queijo e a que dei mais graça com um pouco de tomate e manjericão.

E os miúdos gostam e comem e repetem e no fim não sobra nada. Ou quase nada.

Comida a saber a casa, a dias frios, a lareira, a conforto e a quase natal!


Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças):


275g de massa a gosto (esparguete, massa curta…)

10 tomate cereja

75g de queijo ralado

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

manjericão fresco q.b.


Almôndegas:

350g de carne de vaca picada

1/2 cebola

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de salsa picada


Preparação:


Para as almôndegas misture numa taça a carne com a salsa e a cebola picada e tempere a gosto com sal e pimenta. Faça pequenas bolas do tamanho de nozes e guarde no frigorífico até cozinhar para ganharem firmeza. (Se quiser faça mais quantidade e congele-as para usar em dias com menor tempo para cozinhar)

Coza depois a massa em água abundante com sal até que fique al dente.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Cozinhe as almôndegas até que comecem a ficar douradas, juntando quase no final os tomate cereja cortados ao meio e o manjericão grosseiramente picado. Deixe cozinhar mais uns minutos.

Escorra depois a massa e coloque-a num tabuleiro. Por cima disponha a mistura de almôndegas e tomate c(e o molho que entretanto se formou) e envolva na massa. Cubra com o queijo ralado, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado.

Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Já disse que gosto destas ideias?
    É que com pouco pode-se desenrascar refeições rápidas. E mesmo que não se tenham almôndegas prontas ou bolonhesa, é possível adaptar a ideia com atum (um molho espesso de atum), ou mesmo um pouco de vegetais cozidos/salteados com um pouco de bacon/chouriço (se usar), e depois gratinar com um pouco de queijo. Complementa-se com um pouco de salada ou legumes cozidos, e tem-se uma refeição.
    Tenho sobras de frango assado, legumes no frigorífico, e logo se vê o que poderá sair!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *