“Food” Nesting: Refeições organizadas para o regresso a casa com um novo bebé

Cada um de nós tem a sua realidade, claro! Mas um dos melhores conselhos que posso dar, nesta coisa de regressar a casa com um novo (ou o primeiro) bebé, é mesmo ter umas refeições organizadas e preparadas no congelar.

Fiz na altura da gravidez do Zé Maria, e voltei a fazer do António. E foi de tal forma útil e ajudou-me tanto, que não podia deixar de o fazer desta vez, principalmente porque voltar para casa com um bebé, implica mais duas crianças pequenas em casa a necessitar de atenção, implementar uma nova rotina que funcione para nós todos e suavizar a chegada da irmã aos outros dois e principalmente ter o máximo de disponibilidade para todos quando ainda se está a recuperar de um parto (no meu caso de uma terceira cesariana!) São demasiadas coisas para gerir e ainda ter de juntar a isto as refeições de todos os dias, não é fácil…

Portanto, nada mais fácil do que, com tempo, ir preperando refeições que se podem congelar já prontas ou semi-prontas, ou adiantar algumas coisas que permitam fazer uma refeição completa mais rapidamente, sem sem necessário recorrer ao take away ou comer mal durante este periodo.


Também me podem dizer que os avós podem ajudar neste ponto, irem lá para casa, mandarem sopa ou refeições….Claro que podem, se quiserem, se os avós tiverem essa disponibilidade, se estiverem por perto. Tem tudo a ver com a dinâmica de cada família… Os avós não vivem cá em casa, e além disso têm a sua própria vida. E nós também precisamos de funcionar enquanto família e adaptarmo-nos uns aos outros o mais rapidamente possível. Portanto eu prefiro assim.


Planear refeições, cozinhar,adiantar, orientar e ter a arca congeladora preparada para as primeiras semanas. Como começar? Aos poucos e poucos.


A melhor maneira de explicar, passa mesmo por dizer o que fui fazendo, como congelei, e como pretendo usar. E há de tudo. Refeições prontas e congeladas, principalmente para os primeiros dias, e para os “homens”, enquanto eu estive na maternidade.


Para esses dias há coisas como carne à bolonhesa preparada – basta deixar a descongelar e fazer um esparguete para acompanhar. Ou arroz de pato que basta deixar a descongelar e aquecer.


Deixo uma lista – enquanto sugestão e partilha de ideias – das coisas que deixei congeladas e que me simplificaram e muito o regresso a casa. 

Dalh caril de lentilhas. Congelei já pronto, em duas caixinhas. Basta descongelar e acompanhar com arroz e ovo estrelado para uma refeição sem carne nem peixe, ou com bolinhas de carne tipo almôndegas – como a avó do Miguel faz.

Arroz de frango com açafrão e passas. Congelei já pronto. Basta descongelar e aquecer antes de comer.

Rolo de Carne recheado com cenoura e espinafres. Congelei feito, mas por cozinhar. Pode cozinhar sem descongelar no forno. Só fazer os acompanhamentos

Almôndegas – congelei preparadas mas “cruas”. Basta retirar do congelador e cozinhar mesmo assim, no tacho ou no forno. (Podem estufar em molho de tomate ou cozinhar direto na frigideira)

Empanadas de peixe e ervilhas – Aproveite sobras de peixe estufado co ervilhas e usei como recheio de massa de empanadilhas que se compra já pronta. Montei as empanadas e cozinhei no forno. Congelei depois de frias. Basta descongelar, aquecer e comer com uma salada ou legumes.

Carne de vaca estufada. Estufei carne de vaca na slowcooker. Metade retirei para uma caixa e congelei. Basta deixar descongelar e aquecer. Acompanha puré ou massa e legumes.

Empadão. Congelei já pronto, com a carne e o puré de batata. Depois basta descongelar, cobrir com o ovo batido e levar ao forno para dourar. Servir com salada.

Bacalhau Rápido com Espinafres e Natas – Congelei já praticamente pronto. Basta descongelar, juntar as natas e levar ao forno.

Caril de Frango. Congelei depois de pronto. Descongelar, voltar a ferver e acompanha com arroz basmati soltinho.

Carne de porco (rojões) cozinhada. Serva para fazer carne de porco à portuguesa. Basta juntar as batatas, pickles, azeitonas e coentros. (Também pode servir para arroz de carne, feijoada aldrabada….)

Sopa de Pedra – Aproveitei umas sobras de cozido e fiz uma espécie de sopa da pedra. Basta descongelar e voltar a ferver.

Feijoada do Cozido – Ainda com as sobras do cozido juntei feijão cozido em casa e fiz uma espécie de feijoada. Basta descongelar e fazer arroz para acompanhar

Creme de couve flor e caril (e outras sopas) – Basta descongelar e VOLTAR A FERVER. Parece sopa acabada de fazer.

Puré de couve flor. Congelei pronto. Descongelar e aquecer.

Abóbora e batata doce assadas – Congelei depois de assada e sem pele. Era para fazer sopa, mas acabei por usar para fazer puré de abóbora e a batata doce comi mesmo assim depois de aquecido. Ficam bem!

Molho de tomate pronto. Congelado pronto. Basta descongelar e serve para molhos de massa, pizzas ou para cozinhar as almôndegas.

Mini-hamburgueres de frango. Congelados em “cru”, depois de prontos. Basta cozinhar mesmo congelados.

Esparregado de espinafres. Congelei depois de pronto em doses para dois. Descongelar e aquecer.

 Frango desfiado. sobras de frango assado já desfiado. Para fazer uma massa rapida com frango cogumelos e natas.


Notas: 

Preparei uma maior quantidade de carne estufada. Uma parte congelei assim mesmo e a outra desfiei e aproveitei para o empadão.

Com a carne picada a mesma coisa: metade foi para fazer o rolo de carne, e a outra metade para preparar as almôndegas.

Preparei uma maior quantidade de cozido à portuguesa e aproveitei o excesso de carnes para fazer sopa da pedra e feijoada do cozido.

Fiz o dobro do arroz de pato, e congelei metade.

O mesmo molho de tomate que fiz para a bolonhesa, fiz em maior quantidade e uma parte congelei simples.


Havia muitas mais coisas, mas esta lista orientou-me durante as 2 primeiras semanas em casa.

Espero que seja útil, não só nestes casos, mas para quem gosta de ter algumas coisas prontas no congelador para os dias mais complicados.


O que acharam?

16 respostas

  1. Excelentes sugestões para quem trabalha a semana toda fora de casa, regressa perto das 21H e tem que fazer almoço e jantar.
    Tenho esse hábito de preparar e congelar, mas o que gostei mesmo foi da ideia de congelar o arroz já feito, fiquei curiosa em experimentar.
    Romã :*

  2. A sua capacidade para organizar as refeições é incrível!! Cá em casa, a salvação nesse período agitado de adaptações foram mesmo os avós, mas quase que deixaram de ter vida própria. Desejo-lhe tudo de bom, é um prazer ler o que escreve. 🙂

  3. Da minha filha mais velha não preparei. Mas do segundo que tem agora um ano, fiz também stock para 2 semanas. E foi muito importante. Agora quando tenho semanas mais complicadas faço exatamente o mesmo. Este fim de semana foi preparar o resto do mês que vai ser duro. Parabéns pela coragem do terceiro bebê! Bjs

  4. Não q precise ou q vá usufruir de algo assim, mas é uma excelente ideia! Até p deixar pronto antes de ir de férias ou qd se avizinham dias mais atribulados 😉 Bjinhos e boa continuação de novas rotinas 🙂

  5. FANTÁSTICO !!!!
    Muitas vezes não sabemos o que é ou não possivel congelar e as suas dicas são uma grande ajuda! Obrigada e felicidades!

  6. Adorei as dicas porque tal como disseram acima por vezes tenho duvidas se posso congelar refeições prontas e então muitas das vezes congelo os vários ingredientes e depois termino na hora.
    À umas semanas atrás comecei a planear as minhas ementas semanais e deixar ao fds tudo pronto para durante a semana (já o fazia anteriormente mas somente para 2/3dias), tenho feito esse esforço e realmente compensa! Tenho a semana muito mais aliviada e não tenho o stress de saber o que vou fazer para o jantar, além de que poupo dinheiro.
    Adoro as suas ideias, são sempre uma mais valia!
    Parabéns pela Maria Benedita que é linda e amorosa 🙂
    Beijinhos para todos!

  7. Joana, excelentes sugestões até para quem não tem crianças pequenas!Por vezes sabemos fazer as coisas, mas as ideias faltam. Muito úteis as tuas dicas. Beijinhos

  8. Excelentes sugestões, é uma inspiração mesmo para quem tem apenas 1 filho.
    Parabéns pelo novo rebento e muitas felicidades para toda a família.
    Beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *