Curd de Laranja Sanguínea

Com as laranjas sanguíneas ainda na fruteira, não lhes consigo resistir e, desta vez em vez de um bolo lembrei-me de outra coisa, provavelmente a usar na Páscoa que está a chegar.

Em vez de curd de limão ou de laranja, achei que a cor maravilhosa das laranjas sanguíneas poderia dar um maravilhoso curd. E realmente ficou maravilhoso, mas a cor não ficou tão viva como eu gostaria… Ficou um rosa desmaiado, em vez daquele vermelho vivo tão característico, um bocado como quando usamos as beterrabas em bolos e a cor fica tembém sempre desmaiada…

Agora já estou a imaginar o curd em mini pavlovas na mesa da Páscoa, com frutos vermelhos, mascarpone  e fios de ovos….


Ingredientes:


140g de açúcar amarelo

60g de manteiga

3 ovos

150ml de sumo de laranja sanguínea


Preparação:


Num tacho misture o açúcar com o sumo e a manteiga e leve ao lume brando até a manteiga e o açúcar derreterem, mas sem deixar ferver. Retire do lume.

À parte bata os 3 ovos bem batidos e incorpore-os na mistura anterior, mexendo sempre vigorosamente. Leve novamente ao lume baixo, sem para de mexer, até a mistura engrossar.

Coloque depois em frasquinhos e guarde no frigorífico. Se não for consumir de imediato, poderá congelar ou até pasteurizar.

Ideal para recheio de bolos e panquecas ou para a pavlova.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Ficou bem bonito!
    Quando a cor da fruta (e alguns legumes) é bastante vibrante, perde um da sua "vivacidade" quando cozinhada. Acontece-me com os bolos de beterraba e nas bolachas com polpa de fruta/legumes (aconteceu em algumas bolachas que fiz, em que usei a polpa de framboesa ou de kiwi, ou o puré de beterraba).
    Para experimentar com as laranjas normais, ou outros citrinos, pois é uma boa ideia para os bolos da Páscoa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *