Bolo de Ananás e Mirtilos

Uma singela lata de ananás em calda andava perdida pela despensa desde o natal, quando me incumbiram de fazer uma entrada clássica de ananás com bacon… Ora eu, já tão pouco habituada a olhar para fruta enlatada peguei numa lata de ananás, tomando apenas em atenção que era ananás em sumo natural… Pois só ao chegar a casa reparei que o ananás já vinha partido em pedacinhos nada apropriados a serem envolvidos em bacon… No natal, o ananás com bacon virou tâmaras com bacon, e a lata lá ficou esquecida na despensa….

Mas, como sabem, volta e meia, lá há arrumação da despensa e a lata do ananás andava a incomodar-me. Portanto não descansei enquanto não descobri um bolo para a utilizar. Por coisas do acaso, descobri um bolo da Rita Nascimento (La Dolce Rita) no livro “Sobremess 5 5 5” perfeito para gastar a lata do ananás, exatamento no fim de semana em que ela esteve em Coimbra numa sessão de autógrafos dos seus livros. Uma feliz coincidência. E assim saiu o bolo de ananás da Rita e os livros devidamente autografados pela autora, tudo no mesmo fim de semana!!!


E recomeçam os workshops!

Dia 29 de Abril, domingo, das 10h às 13h com o almoço incluído, na Colher de Chá, no Furadouro – Ovar, com o tema “Receitas de Primavera para Desfrutar no Jardim”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt


Ingredientes:

(receita original em “Sobremesas 5 5 5” – Rita Nasimento, página 96


1 lata pequena de ananás em pedaços

1 mão cheia de mirtilos congelados

240g de farinha

240g de açúcar

150g de manteiga à temperatura ambiente

4 ovos

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Junte depois os ovos e 50ml de calda do ananás e mexa bem para incorporar.

Adicione depois a farinha e o fermento envolvendo bem, assim como cerca de 1/3 do ananás da lata partido em pequenos pedaços. Envolva muito bem.

Unte uma forma com buraco com manteiga e polvilhe com farinha, e no fundo coloque o restante ananás previamente escorrido, assim como as mirtilos congelados. Verta sobre eles a massa e alise a superfície.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minuto.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme sobre uma grelha. Depois de totalmente arrefecido polvilhe com açúcar em pó.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Um bolo bem colorido, delicioso e aromático!
    Há alturas em que tenho ananás enlatado em casa (em sumo, do Pingo Doce), consoante os apetites "repentinos" que possam existir (frango/perú com ananás, bolo de ananás). Embora prefira o ananás/abacaxi fresco, nem sempre tenho disponibilidade para o arranjar.
    Gosto desta versão do bolo da Rita Nascimento, e quando vi a fotografia dele, pensei numa versão mas com maçã em pedaços e em sumo/puré (para dar uso às maçãs que tenho em casa).
    Mas que foi uma coincidência, lá isso foi, fazer o bolo dela e ter os livros assinados nesse fim de semana. Tenho os livros dela, e se houver algum evento com a Rita na Feira do Livro de Lisboa, lá estarei!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Que bolinho bom! Mas adaptaste a receita, certo? É q tenho o livro e ñ me lembro de ver lá esta versão, pelo menos com os mirtilos 😉 Hei de fazer um fds destes 🙂 Bjinhos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *