Empadão de Bacalhau e Couve Flor com Crosta de Parmesão

Não vale a pena continuar a falar do tempo, mas, verdade seja dita, ele também influencia muito o que comemos e a maneira como cozinhamos. E por isso senti-me tentada a fazer um prato muito mais outonal do que outra coisa, porque, confesso, ainda apetecem coisas reconfortante, principalmente à noite.

Depois de chegar a casa, para um frigorífico quase vazio de frescos, foi tempo de ir às compras, organizar a semana e a ementa semanal. E foi assim que saiu esta espécie de empadão, além de ter aproveitado o forno ligado para outras coisas como bolachinhas, granola, assar abóbora – tarefas que nem cheiram a Junho – mas que fazem parte das nossas rotinas.


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de migas de bacalhau demolhadas e prontas a usar

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

pimenta q.b.

sal q.b.

noz moscada q.b.

1 cabeça de couve flor

200ml de creme fraiche (ou natas frescas normais)

50g de parmesão em lascas


Preparação:


Lava a couve flor e separe os floretes. Leve a couve flor a cozer a vapor.

Entretanto desfie o bacalhau com a ajuda de um pano ou do robot de cozinha. Descasque os dentes de alho e leve-os a um tacho ou frigideira juntamente com o azeite e a folha de louro. Deixe começar a fritar e junte o bacalhau deixando refogar durante uns 5 minutos.

Assim que a couve flor estiver cozida reduza-a a puré com a varinha mágica ou robot de cozinha e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Junte também as natas e envolva bem.

Misture depois o bacalhau ao puré de couve flor envolvendo bem e coloque num prato que possa ir ao forno. 

Polvilhe depois a superfície com as lascas de parmesão e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a superfície fique dourada. Acompanhe com uma salada de folhas verdes.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Há "mil e uma receitas de bacalhau", e esta é mais uma delas!
    Gosto de couve flor, embora esta apareça pontualmente na sopa ou num puré juntamente com a batata.
    Tenho que começar a usar com mais frequência, aproveitando a abundância delas (há fins de semana em que elas e os bróculos, estão com um preço bastante simpático, numa frutaria que costumo ir).
    O recheio de bacalhau lembra o do bacalhau com natas, que casa bem com este tipo de purés. O recheio deste empadão lembra um "mac and cheese" de bacalhau que fiz, para fazer o "milagre" da multiplicação de um resto de bacalhau, e gastar os restos de umas massas. Resultou bastante bem, parecendo um bacalhau com natas, com a massa a fazer a vez da batata.
    Venham ideias assim, para variar um pouco os legumes, e a sua forma de apresentação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *