Aos poucos a quinoa tem entrado na nossa alimentação. Os miúdos não são fãs, o Miguel gosta (ou come e não reclama!) e eu gosto bastante, principalmente assim em saladas, e misturada com várias coisas, porque por si só a quinoa não tem grande sabor, mas resulta muito bem assim nestas saladas. Ultimamente até costumo cozer em maior quantidade e depois aproveito para usar assim numas saladas que fazem um almoço rápido para um, juntando sobras de carne, legumes, e até atum.
Desta vez numa versão sem carne nem peixe, com os legumes e queijo, que para mim serve muito bem de refeição, principalmente agora que o calor chegou e chama por estas coisas mais frescas.
Espero que gostem e, principalmente que o video vos tire qualquer dúvida que tenham em relação à preparação da quinoa.
Workshops:
Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com
Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro – Ovar, na Colher de Chá – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt
Ingredientes para 2 pessoas:
1 chávena (pequena) de quinoa
2 chávena de água – a mesma medida de chávena da quinoa
150g de cogumelos
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 tomate maduro
100g de queijo da ilha
manjricão fresco q.b.
Preparação:
Siga as indicações do video:
Ou então:
Comece por cozinhar a quinoa. Leve um tacho ao lume com as duas chávenas de água e tempere com sal. Junte a quinoa e deixe cozinhar em lume brando até a quinoa ter absorvido toda a água e estar macia e “aberta”. Reserve.
Leve depois uma frigideira ao lume com dois dentes de alho laminados e um pouco de azeite e salteie os cogumelos previamente laminados, temperando-os de sal e pimenta. Junte depois os cogumelos salteados à quinoa, assim como o tomate previamente cortado em cubinhos.
Acrescente o queijo da ilha ralado e algum manjericão fresco picado.
Envolva bem e sirva como prato principal ou acompanhamento.
Bom Apetite
5 respostas
A quinoa, tal como como o millet ou outros grãos, requerem alguns "cuidados": lavar bem a quinoa para tirar o travo amargo, lavar os grãos e demolhar em alguns casos (o millet e o trigo sarraceno não é necessário demolhar, mas os de trigo/centeio/aveia requerem a demolha como a do feijão).
A quinoa pelo seu sabor particular pode não agradar a todos, mas funciona bem neste tipo de saladas.
Para servir a quinoa (ou millet) simples, costumo preparar como um arroz – alourar um pouco de cebola e alho, "frito" ligeiramente e junto a água quente. No entanto, a minha forma habitual de uso é em saladas, como esta.
Venham mais ideias deste género, com ingredientes não muito "usuais" para a grande maioria das pessoas, relativamente acessíveis, pois há muita coisa por explorar e para variar na alimentação.
A quinoa é um pouco "cara" (depende do tipo de quinoa usado, e a percepção varia consoante a disponibilidade financeira da pessoa/família), mas rende, pois ela "enche".
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
very nice and good helpful post i like your post.
Receita a ser feita 🙂
Adoro quinoa, e para este calor vai cair bem!
Nice one
Jobs In Darjeeling
Hotel jobs in Darjeeling name
Private jobs in Darjeeling
gta Darjeeling recruitment
government jobs in Siliguri
government jobs Darjeeling
government jobs in Sikkim
jobs in gangtok
<a href="https://www.thetop3lists.com/2018/10/3-real-facts-about-christmas.html?m=0>top 3 ranker lists</a>
Very good