Salada de Quinoa com Cogumelos, Tomate e Queijo da Ilha (receita também em video)

Aos poucos a quinoa tem entrado na nossa alimentação. Os miúdos não são fãs, o Miguel gosta (ou come e não reclama!) e eu gosto bastante, principalmente assim em saladas, e misturada com várias coisas, porque por si só a quinoa não tem grande sabor, mas resulta muito bem assim nestas saladas. Ultimamente até costumo cozer em maior quantidade e depois aproveito para usar assim numas saladas que fazem um almoço rápido para um, juntando sobras de carne, legumes, e até atum.

Desta vez numa versão sem carne nem peixe, com os legumes e queijo, que para mim serve muito bem de refeição, principalmente agora que o calor chegou e chama por estas coisas mais frescas.

Espero que gostem e, principalmente que o video vos tire qualquer dúvida que tenham em relação à preparação da quinoa.


Workshops:


Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro – Ovar, na Colher de Chá – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:


1 chávena (pequena) de quinoa

2 chávena de água – a mesma medida de chávena da quinoa

150g de cogumelos

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 tomate maduro

100g de queijo da ilha 

manjricão fresco q.b.


Preparação:


Siga as indicações do video:



Ou então:

Comece por cozinhar a quinoa. Leve um tacho ao lume com as duas chávenas de água e tempere com sal. Junte a quinoa e deixe cozinhar em lume brando até a quinoa ter absorvido toda a água e estar macia e “aberta”. Reserve.

Leve depois uma frigideira ao lume com dois dentes de alho laminados e um pouco de azeite e salteie os cogumelos previamente laminados, temperando-os de sal e pimenta. Junte depois os cogumelos salteados à quinoa, assim como o tomate previamente cortado em cubinhos.

Acrescente o queijo da ilha ralado e algum manjericão fresco picado.

Envolva bem e sirva como prato principal ou acompanhamento.


Bom Apetite

5 respostas

  1. A quinoa, tal como como o millet ou outros grãos, requerem alguns "cuidados": lavar bem a quinoa para tirar o travo amargo, lavar os grãos e demolhar em alguns casos (o millet e o trigo sarraceno não é necessário demolhar, mas os de trigo/centeio/aveia requerem a demolha como a do feijão).
    A quinoa pelo seu sabor particular pode não agradar a todos, mas funciona bem neste tipo de saladas.
    Para servir a quinoa (ou millet) simples, costumo preparar como um arroz – alourar um pouco de cebola e alho, "frito" ligeiramente e junto a água quente. No entanto, a minha forma habitual de uso é em saladas, como esta.
    Venham mais ideias deste género, com ingredientes não muito "usuais" para a grande maioria das pessoas, relativamente acessíveis, pois há muita coisa por explorar e para variar na alimentação.
    A quinoa é um pouco "cara" (depende do tipo de quinoa usado, e a percepção varia consoante a disponibilidade financeira da pessoa/família), mas rende, pois ela "enche".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *