Salada de Figos com Mozarella e Mel

Chega a esta altura e as receitas são sempre mais coloridas. Há imensas frutas e legumes – a diversidade que o verão nos dá – e é impossível não nos sentirmos inspirados a cozinhar com tanta variedade.

Cá em casa as refeições têm sido muito simples, muitas vezes no jardim – principalmente ao fim de semana  – e maioritariamente carne ou peixe grelhado. E portanto optamos por muitas e variadas saladas para complementar, acompanhar e até como entradas.

Não são portanto receitas… são combinações de ingredientes que nós gostamos bastante e que  pessoalmente eu acho que resultam. E têm feito as delicias de quem cá vem a casa.

E são por excelencia a comida de verão: fresca, leve e sem trabalho!

Faço muitas saladas com figos, e recentemente partilhei uma no instagram com figos, rucula, burrata e presunto (combinação super clássica e sempre deliciosa). No fim de semana, e como não tinha todos os ingredientes, optei por uma “variante” mais simples e igualmente saborosa que é uma excelente entrada, principalmente se servida com o maravilhoso pão da Garfa! (Andamos fãs deste pão cá em casa!!)


Ingredientes 


6 figos grandes maduros

1 embalagem de bolinhas de mozarella fresca (se não encontrarem podem usar mozarella fresca grande cortada em pedaços)

azeite q.b.

1 colher de sopa de mel

folhas de majericão fresco q.b.


Preparação:


Lave os figos e seque-os bem. Corte-os em oito partes cada um.

Disponha os figos cortados num prato ou travessa. Por cima disponha as bolinhas de mozarella fresca previamente escorridas e regue depois com um fio de azeite e o mel.

Por cima coloque as folhas de manjericão.

Sirva como entrada ou petisco com pão fresco estaladiço!


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Uma ideia diferente para experimentar em casa!
    Ainda não vi figos à venda, mas quando os ver, vou ter que reservar (se conseguir) alguns para a salada, talvez com queijo fresco em vez da mozarella, e algo ácido (sumo de limão, vinagre de sidra ou balsâmico) a ajustar o doce do mel.
    Vamos ver se sairá alguma coisa, se tiver "matéria-prima" suficiente!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *