Sopa Fria de Cenoura e Pêssego

O meu gosto por sopas frias é recente. Comecei há uns anos com o gaspacho, que agora faço com frequência, e depois fui experimentando vários tipos de sopas frias, com pepino, melancia, meloa e até de alho francês. Tirando uma experiência menos positiva há uns anos com uma sopa fria de ervilhas e iogurte, gosto imenso destas sopas neste tempo de calor, e acho que são sempre uma maneira diferente e interessante de começar uma refeição durante o verão.

A última que experimentei é de cenoura com pêssego e fica bastante agradável. Além disso os pêssegos continuam a estar na época, pelo que é uma boa ideia a experimentarem.


Ingredientes para 6 pessoas:

(in “Bimby – Momentos de Partilha”, Agosto 2018, página 17)


500ml de água

sal q.b.

200g de cenoura

15g de gengibre

125g de iogurte natural

sumo de lima q.b.

500g de pêssego maduro descascado e descaroçado 

manjericão fresco q.b. para servir

amêndoa torrada q.b. para servir

Preparação:


Numa panela coloque a água, as cenouras em pedaços e o gengibre e tempere de sal. Coza até que as cenouras fiquem macias. Triture depois até ficar com uma mistura muito cremosa e deixe arrefecer.

Triture depois a polpa dos pêssegos e junte-os ao creme anterior, assim como o iogurte e um pouco de sumo de lima. Volte a triturar tudo e leve depois ao frigorífico algumas horas, ou de um dia para o outro.

Sirva fria polvilhada com o manjericão fresco e as amêndoas torradas.


Bom Apetite! 

4 respostas

  1. As sopas frias são algo recente para mim, e não sei porquê fico sempre com a ideia dos "batidos detox" – talvez pela combinação de frutos e legumes, e ser em creme.
    Estou a aprender a gostar delas, mas faço em pouca quantidade para experimentar. Muitas delas são adaptações das que vejo pela internet/instagram, e umas últimas que fiz foram um "gaspacho aldrabado" com cenoura e courgete (já vi versões de gaspacho com cenoura, melancia, maçãs ou cerejas), e uma sopa fria com pepino, abacate e outros ingredientes (inspirada na sopa de pepino da Filipa Gomes, e que também apareceu aqui).
    Irei experimentar esta, pois parece ser interessante com o sabor frutado do pêssego.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *