Pão Caseiro de Espelta e Sementes

Pedem-me imensas vezes as receitas dos pães que faço aqui por casa. Na verdade só vou fazendo variações da receita de pão da Titá que já publiquei há uns anos, e vou “melhorando” se isso é possível essa receita. Nos últimos tempos, tenho usado sempre esta receita com a farinha de espelta, e esta é a receita favorita dos últimos tempos, e a que tenho repetido mais vezes. Acrescento mais água, porque gostamos do pão com mais “hidratação” e portanto fica com mais “olhos” e menos compacto depois de levedar, e junto também algumas sementes.

Importante é mesmo a maneira como o pão coze, e cozer numa caçarola, tacho, pirex, ultra pro é indiferente. Tem é que ser sempre num recipiente fechado.


Próximos Workshops:

Tema: Mesas de Festa


Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up

Inscrições diretas aqui: 

https://www.workshops-popup.com/workshop/receitas-para-as-festas-que-vem-ai-por-joana-roque-2/?tickets_process=#buy-tickets


Ingredientes para 1 pão:


250g de farinha de trigo biológica

250g de farinha de espelta biológica

2 colheres de sobremesa de sementes de linhaça castanha

1 colher de sopa de sementes de sésamo

flor de sal q.b.

7g de levedura seca (uso fermipan)

500ml de água tépida


Preparação:


Numa taça grande colocar as farinhas, as sementes, a levedura e o sal e misturar com a colher de pau. Adicionar a água e misturar novamente com a colher até tudo estar envolvido. (Não é para amassar, é só mesmo para misturar. E a mistura fica meia líquida: é mesmo assim!)

Tapar com um pano ou película aderente e deixar levedar no mínimo 1 hora e no máxima até 24 horas.

Ligue depois o  forno a 220ºC e lá dentro coloque o tacho de barro, o pirex ou a ultrapro, sempre com tampa, para aquecer ao mesmo tempo que o forno aquece. Quando o forno estiver na temperatura desejada, retire cuidadosamente o recipiente do forno e polvilhe o fundo com um pouco de farinha. Verta a massa para dentro do recipiente que estiver a utilizar e polvilhe com um pouco mais de farinha. Tape com a tampa e coloque no forno deixado cozinhar cerca de 45 minutos, sempre tapado. Ao fim desse tempo pode retirar a tampa e deixar estar mais uns 5 minutos, se quiser uma crosta mais dourada. 

Retire depois do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Evite cortar ainda quente. Pode congelar o pão fatiado.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. Esse pão está lindo!
    Já não faço há bastante tempo, mas costumava fazer algumas combinações com farinhas (trigo e centeio, trigo normal e integral, trigo e um pouco de farinha de aveia, sementes, etc).
    Em casa, fazia-o no pirex (usava dois, pois um encaixava no outro) ou tacho de barro.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. شركة التميز المثالي للخدمات المنزلية وتنظيف المنازل والشقق والفلل بالدمام والخبر والقطيف والجبيل
    قسم خاص لتسليك المجاري بالضغط ومكافحة الحشرات وتنظيف للمجالس والسجاد والموكيت وتنظيف الخزانات
    نقدم افضل الخدمات المنزلية بالمنطق الشرقية 0551844053

    شركة تسليك مجاري بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالجبيل
    شركة مكافحة حشرات بالجبيل
    شركة تنظيف سجاد بالجبيل
    شركة تسليك مجاري بالخبر
    شركة تنظيف منازل بالخبر
    شركة تركيب وصيانة الكهرباء بالدمام والخبر
    شركة المثالية للتنظيف بالجبيل

  3. Nem de propósito aqui com o comentário do mahmoud, eu agora faço numa tjine tudo o que precisa de ser tapado. Acho que vou acabar com mais de 90% do meu consumo de papel de alumínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *