5 dias para o Natal

Postais enviados. Alguns cabazes já prontos, e quase, quase tudo terminado….


A 5 dias do Natal, e com o almoço de dia 25 de Dezembro para 20 cá em casa, há que pensar na ementa, nas compras e na decoração.

A ementa está pensada e definida. A lista de compras feitas. Falta ir às compras e definir pormenores.

Antes disso, para sábado, há mais uma festa aqui em casa – para celebrar o meu aniversário com os amigos, e ao mesmo tempo uma espécie de festa de natal, que é o que dá fazer anos nesta altura!


Para a festa também está tudo definido, e é também uma maneira de testar receitas para o Natal – pelo menos alguns doce e entradas.


Para quem tem muitas festas de natal. com a familia ou com os amigos, fora do dia 24 e 25, aqui ficam algumas sugestões de coisas que se podem fazer.


Para sábado, vou fazer um lanche ajantarado muito informal e descontraído. 

Uma receita de carne de porco cozinhada lentamente no forno que depois de “desfia” (pulled pork) uma maionese caseira aromatizada, uma salada de couve ou semelhante para companhar e pães variados para servir (ou wraps!) E temos prato principal.

Tábuas de queijo e enchidos para entradas. Assim como algumas empadas caseiras ou rissois, patês variados, tostas, guacamole, azeitonas temperadas, compotas, frutos secos, e saladas frias.

Uma sopa quentinha que pode ser feita de véspera e basta aquecer na hora e servir em chávenas ou copos pequenos.

E depois um buffet de sobremesas, que se o tempo me permitir será em doses individuais, apenas porque sim. E o bolo de anos.

Vinho, sumos, espumante, cerveja, gin…. e coffee station que nunca falta cá em casa.


Apesar de parecer muita coisa, é algo que se prepara sem grande trabalho e rapidamente e, que de uma maneira geral todos gostam.

E este tipo de entradas são perfeitos para grupos grandes de pessoas, porque não precisam de muito tempo de preparação e se faz no dia. E são perfeitas como entradas para o dia de Natal, principalmente para familias grandes.

 As sobremesas e a sopa estão prontas de véspera e no dia o porco faz-se sozinho.


E só depois de tudo isto, se começa a preparar o resto do Natal. Mais compras, mais preparação que começa a 23 de Dezembro mas, que o grosso do trabalho é dia 24 de Dezembro!


Mais dicas? Alguém têm?

3 respostas

  1. Bom dia Joana, antes de mais os desejos de um Santo e Feliz Natal.
    Também tenho tudo mais ou menos orientado para o dia 24. Este ano atrasei-me com o envio dos postais de Natal, pois resolvi desenhá-los um a um e enviá-los com um pequeno texto de Natal. Mas estarão nas mãos dos amigos antes do fim do ano. Como esta consoada temos uma nova visita que não é portuguesa, preparei a oração, a ementa e um pequeno presente tudo traduzido para português, para que não se sinta deslocada. Ah, falta-me fazer as argolas de guardanapos, mas ainda vou a tempo. Quanto aos cabazes, que este ano levaram um licor, um doce de abobora com nozes, uma marmelada e um pacotinho com areias e umas azeitonas curtidas e temperadas por mim, estão todos praticamente entregues. Foram dois meses de muito trabalho, mas com muito gozo, amor e carinho. Agora é aguardar pela noite da consoada e ver toda a familia reunida. Um Santo e Feliz Natal para si. Um grande beijinho e continue assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *