Bolo do Caco

Há tanto tempo para fazer bolo do caco em casa, que foi preciso apenas dar andamento a umas batatas doce roxas que estavam a ficar meias velhotas, e a necessidade de não as deixar estragar antes de ir de férias, que fez com que finalmente pusesse mãos à obra.

Preferencialmente devem fazer com batata doce amarela… mas eu tinha apenas da roxa e assim foi. O resultado foi um bolo do caco com esta cor linda!!!

A receita é muito simples de fazer e tive a ajuda da bimby no processo de amassar tudo. Amassei tudo durante 3 minutos na velocidade espiga, para quem tiver bimby e também queira assim tirar partido do seu robot de cozinha. E quem não tem amassa à mão, Dá mais um bocadinho de trabalho, mas é uma excelente maneira de ajudar a aliviar o stress.

Aqui fica a receita. São óptimos para hamburgueres e pregos, mas ainda quentes e com manteiga de alho são um verdadeiro petisco!!


Ingredientes para cerca de 10 pães pequenos:


400 gramas de batata doce (pesada depois de cozinhada)

1/2 saqueta de levedura seca (tipo fermipan)

400 gramas de farinha 

125 ml de água tépida

sal q.b.


Preparação:


Descasque a batata doce e corte-a em pequenos pedaços. Coza-a preferencialmente a vapor até que fique macia.

No robot de cozinha, ou com a ajuda da varinha mágica ou um esmagador manual, reduza a batata doce a puré. Reserve.

Numa taça (se estiver a usar o robot de cozinha coloque tudo no robot!) coloque a farinha, a levedura, o puré de batata, o sal e a água tépida. Misture bem com as mãos e amasse até obter uma massa homogénea. (Ou amasse com a ajuda do robot de cozinha!)

Se necessário adicione um pouco mais de água ou de farinha.

Coloque a massa num recipiente polvilhado com farinha, tape com película aderente ou com um pano e deixe levedar até duplicar o volume inicial.

Divida a massa em 10 pedaços iguais e forme bolas, polvilhando com farinha. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos.

Entretanto, aqueça bem uma ou duas frigideira anti-aderente e cozinhe os bolos de ambos lados, até ficarem dourados e cozidos, cerca de 15 minutos de cada lado. Vá rodando os pães de forma a que estes fiquem cozidos uniformemente.

Sirva de acordo com as suas preferências.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Estes bolos do caco têm uma cor bastante alternativa!
    Vou aceitar a ideia, também, para usar umas batatas doces que andam esquecidas (acho que tenho algumas roxas). E sim, amassar a massa à mão é uma forma de aliviar o stress!
    Talvez haja "fast food" a preceito no próximo feriado ou fim de semana. Uma dúvida: estes bolos do caco congelam bem?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *