Bolo de Banana e Cacau


Há sempre bananas cá em casa. São a fruta que os miúdos gostam para misturar nas papas de aveia do pequeno almoço, para fazer panquecas, para acompanhar as waffles,  para os batidos favoritos, para comer com iogurte. São a fruta portátil, que coloco nas lancheiras quando vamos para qualquer lado e eu tenho “receio” que eles tenha fome e me peçam alguma coisa para comer.

São a fruta dos snacks e dos lanches e pequenos almoços comem-se muitas por semana, mas muito raramente como sobremesa depois do almoço ou jantar… Eu e o pai mal lhes tocamos, mas eu só sei que não as posso deixar faltar em casa ou há drama pela certa!

Em véspera de férias saiu este bolo de banana e cacau. Porque havia algumas muito maduras perfeitas para um bolo de banana e que dificilmente estariam em condições de sobreviver à viagem! Assim, vieram em forma de bolo!


Ingredientes:


125 g de manteiga à temperatura ambiente

150 g de açúcar amarelo

2 ovos

3 bananas maduras esmagadas (usei banana da madeira) + 1 para decorar

200g de farinha

50 g de cacau cru em pó

2 colheres de chá de fermento em pó 


Preparação:


Numa taça misture a manteiga com o acúcar até obter uma mistura cremosa. Junte depois os ovos misturando bem, e quando estiverem bem incorporados acrescente a banana esmagada, a farinha, o cacau e o fermento envolvendo tudo muito bem.

Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal.

Por cima da massa coloque a outra banana previamente cortada longitudinalmente e com a face cortada virada para cima e polvilhada com um pouco de açúcar.

Leve depois o bolo ao frono previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até estar cozinhado.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha antes de desenformar.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Gosto deste bolo de banana com cacau!
    Estou a começar a apreciar bolos com banana, e gosto sempre de ver as várias variantes do mesmo, de forma a ter ideias para usar as bananas demasiado maduras.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *