Bolachas Marinheiras de Espelta e Linhaça

Cá em casa os miúdos gostam muito de bolachas marinheiras. Agora que o Zé me pede quase sempre para levar o lanche para a escola, e eu quero variar o mais que possível parecem-me uma alternativa simpática. Mas infelizmente é daquelas produtos demasiado caros  e que certamente se poderiam reproduzir em casa.

Assim pensei, mais depressa o fiz. Demorei um bocadinho a acertar com a textura e espessura certa, mas acho que estas ficaram bastante satisfatórias. O que interessa é que eles gostam desta versão homemade das bolachas marinheiras.

Aguardo o vosso feedback.


Ingredientes para cerca de 35 bolachas:


250g de farinha de espelta

30g de linhaça moída

sal q.b.

50ml de azeite

60 a 80ml de água


Preparação:


Numa taça coloque as farinhas, o sal e o azeite e misture. Junte depois a água aos poucos, e vá misturando até ter uma massa que de despega das paredes da taça. Não junte a água toda de uma vez, e vá misturando aos poucos. Pode precisar mais de 80ml ou menos de 80ml de água. Amasse um pouco até ficar com uma massa macia, e forme um rolo com cerca de 7cm de diametro.

Corte depois o rolo em fatias com cerca de 0,5cm de espessura, e estique um pouco, com a ajuda de um rolo cada uma das rodelas, sem as deixar demasiado finas.

Coloque cada uma das bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e pique-as com um garfo.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire-as e deixe arrefecer sobre uma grelha. Só depois de frias as bolachas ficam crocantes.

Guarde numa caixa hermética depois de bem frias.


Bom Apetite!

10 respostas

  1. Estão bem apetitosas!
    Só recentemente é que provei as "famosas" bolachas marinheiras, e apesar de saborosas, acho-as demasiado caras para o produto em si. Raramente compro bolachas para ter em casa ou consumo imediato, salvo em alguns casos: algumas específicas que ainda não consegui replicar (em termos de sabor/textura), ou para alguma sobremesa (ex. salame de chocolate).
    Esta receita lembra umas que costumo fazer, de um livrinho de uma coleção de receitas vegetarianas, e que dá origem a várias versões (doces, "neutras" ou salgadas).
    Fico com a sugestão, que é sempre bem vinda para ter em casa e levar para o serviço.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Mas as minhas também não ficaram grandes. Não deviam ter mais de 5cm de diâmetro. A quantidade é meramente indicativa… depende do tamanho com que as cortou e da grossura

      Um beijinho,
      Joana Roque

  2. Bom dia, Joana,
    Venho lhe agradecer uma vez mais a partilha da receita, fiz e inclusive hoje partilho no meu blog,informando a fonte, uma vez mais obrigado…bjinhos

  3. Boa tarde sou neta de portugues mas não sei o que é farinha Espelta ..poderia me explicar/ e tambem saber se tem a receita de uma bolachinha que é conservada em uma calda me parece que tem vinho nos ingredientes..
    Muito obrigada
    Maria Cristina Machado Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *