Arroz de Frango e Farinheira

Mais um fim de semana alucinante. E mais uma semana de loucos que começa! Até dia 17 o ritmo não vai abrandar…. Só depois posso tirar o pé do acelerador e começar a empenhar-me mais a sério nos meus cabazes de Natal. Quando faltar uma semana para o Natal!

Vale-me que já comprei todos os presentes, e que já embrulhei alguns! Que as receitas dos cabazes estão escolhidas, e depois é preparar tudo com amor e carinho.

Entretanto continuam a sair muitas coisas desta cozinha! Como este arroz.

Das coisas simples e que alimentam muitas pessoas. São estas receitas que me fazem lembrar o natal. Pessoas à mesa e partilha.


Ingredientes para 6 a 8 pessoas:


1 frango

1 pedaço de bacon

2 farinheiras

80g de azeite

2 cebolas

3 cravinhos

pimenta em grão

1 cenoura pequena

salsa

sal q.b.

arroz basmati

200g de espinafres baby frescos

3 dentes de alho


Preparação:


Lave muito bem o frango e ponha-o a cozer com o bacon em água temperada com sal, e junte uma cebola, os cravinhos, e cenoura, a pimenta em grão, a salsa e deixe cozer lentamente.

Quando o frango estiver cozido retire-o e deixe arrefecer. Retire os ossos e as peles e desfie a carne e reserve.

Entretanto tire a pele as farinheiras e leve-a à frigideira quente, desfazendo-a até que fique crocante. Retire metade e reserve. À restante farinheira junte o frango e os espinafres, envolva bem, retifique de sal e pimenta e deixe saltear até que os espinafres murchem. Reserve

Coe o caldo, e ponha numa panela (retirar alguma gordura). Deite o azeite na panela e o alho e a outra cebola picada. Leve ao lume a aquecer e junte o arroz. Mexa, e junte a água da cozedura do frango (no dobro da quantidade de arroz) e deixe levantar fervura. Quando o arroz tiver absorvido a maior parte da água, mas ainda não estiver completamente cozido, retire do lume e ponha num prato que vá ao forno. Ponha metade do arroz, no meio o frango desfiado com a farinheira e espinafres, e cubra com o restante arroz.


Por cima decore com a farinheira reservada, e se quiser com a cenoura cozida do caldo de frango.

Leve ao forno aquecido apenas para tostar.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Gosto desta variação do arroz de frango!
    Mesmo sendo algo simples, pode fazer parte de uma mesa de festa, pois é um tipo de prato que alimenta um "batalhão" e agrada a quase todos.
    Fico com a ideia, pois o arroz de frango é bastante apreciado em casa, faltando por vezes ideias para o variar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *