Há receitas que são tão versáteis que se adaptam a quase qualquer ingrediente. Assim de repente, lembro-me do Brás e das Pataniscas, mas há muitas mais receitas que ficam sempre deliciosas e que se prestam aos mais variados ingredientes.
Outra dessas receitas é a “Carne à Portuguesa”. Tradicionalmente feita com cubinhos de carne de porco bem temperados com colorau e massa de pimentão, alho e vinho branco, e depois de fritos envolvidos em cubinhos de batatas fritas e bastante coentros e azeitonas.
Aqui em casa faz-se esta carne à portuguesa não só com carne com porco, mas com frango e peru. Desta vez experimentei com carne de coelho em lombinhos, e ficou igualmente deliciosa. Uma maneira de variar a maneira como consumimos a carne de coelho e, para quem não gosta tanto, até a disfarçar.
Aqui além de substituir a carne de porco, por carne de coelho, ainda “fritei” as batatas no forno, aproveitando que o mesmo já estava ligado a fazer um bolinho!
Ingredientes:
500g de carne de coelho (usei lombinhos)
1 colher de sopa de colorau
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
2 folhas de louro
100ml de vinho branco
750g de batatas
coentros frescos picados q.b.
1 mão cheia de azeitonas pretas
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, e espalhe-as bem. Tempere com sal e um pouco de azeite e envolva bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, com ventilação, durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas e douradas.
Entretanto corte os lombinhos em coelhos em cubos. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente as folhas de louro, e os dentes de alho laminados. Quando começarem a querer fritar acrescente a carne de coelho e envolva bem. Acrescente o colorau, e tempere de sal e pimenta e deixe fritar uns minutos em lume alto até ganhar cor. Acrescente depois o vinho branco e deixe cozinhar até a carne estar macia. Junte depois as batatas “fritas” no forno e os coentros picados e envolva bem.
Polvilhe com as azeitonas e um pouco mais de coentros.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
3 respostas
Que bela sugestão! Continuo a dizer q a carne de coelho é a melhor! Para os cépticos: dêem-lhe uma oportunidade e vão ver q gostam 🙂 E esta receita é uma excelente forma de começar 🙂 Bjinhos!
Aspecto divino. Super apetitoso.
.
Deixando cumprimentos
Ficou ótimo!