Setembro dos recomeços e do início de escola. Do inicio também do ATL, e dos lanches.
E eu continua a ser aquela mãe que prepara coisas que os meninos gostam para oa lancheiras, e mesmo para snack de final de dia, de fim de semana, e até para depois das actividades extra, desportivas.
Gosto de lhes fazer barritas, bolinhas energéticas e bolachas e bolinhos. Continuo sem gostar muito que comam bolachas e bolos de compra, que continuam praticamente sem comer, e eu sem comprar. Mas não são diferentes dos amigos que levam essas coisas para a escola. Eles também levam, mas noutra versão, com ingredientes melhores, e homemade. Agora é muito normal haver familiar que não dão açúcar e processados às crianças. Mas há 7 anos quase, quando tive esse cuidado com o Zé Maria, de uma maneira geral as pessoas não estavam tão bem informadas, e fui muitas vezes criticada por isso.
Os meus filhos comem gelados, bolos e algumas sobremesas. Ocasionalmente. Sabendo distinguir situações de festa, do dia a dia. Continuam sem comer gomas, chupas, refrigerantes, fast food, bolachas de compra… E não se importam com aquilo que levam na lancheira que pode, ou não, ser diferente dos outros meninos.
E também levam bolachas, como estas, para o primeiro dia deste novo ano escolar!
Ingredientes para cerca de 20 bolachas
200g de flocos finos de aveia
150g de manteiga
100g de açúcar de coco (ou mascavado)
1 colher e chá de fermento
90g de farinha de espelta
1 colher de chá de canela
1 ovo
60g de passas ou pepitas de chocolate (opcional)
Preparação:
Derreta a manteiga.
Numa taça coloque os flocos de aveia, o açúcar, o fermento, a canela, a farinha , as passas ou pepitas e o ovo. Junte a manteiga derretida e mistura bem até ficar com uma mistura homogénea.
Leve depois a mistura ao frigorífico, cerca de 1 hora.
Forme depois bolinhas e espalme-as um pouco, e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos até as bolachas estarem cozinhadas.
Deixe arrefecer sobre uma grelha e guarde-as depois numa caixa hermética.
Bom Apetite!
2 respostas
Sei o que isso é 🙂 Mas já vai havendo mais consciência e algum cuidado com a alimentação dos mais novos.
Boa semana
Mais uma bela receita p ser testada! Não é só a lancheira dos miúdos q pode levar bolachas caseiras, tb fica bem na dos adultos 😛 Críticas sempre haverá, pq simplesmente há quem goste de apontar o dedo uma vez q n tem nada melhor p fazer! Há mais consciência, é certo, mas má-línguas sempre existirão! Bjinhos e continua assim!