Feijoada de Cogumelos

As refeições sem carne nem peixe são já uma decisão antiga, e tento fazer pelo menos uma vez por semana nos nossos jantares semanais, apesar de nos meus almoços solitários serem várias vezes a solução.

Numa altura de início de um novo ano, é sempre normal algumas pessoas terem também este desejo de implementar umas refeições sem carne nem peixe.

Para mim foi mais simples implementar essas refeições  em pratos simples de massa ou arroz, com a ajuda de leguminosas e também recorrendo a ovos. 

Esta feijoada é um exemplo de como não custa nada fazer uma refeição sem carne nem peixe. Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de feijão branco cozido

250g de cogumelos castanhos laminados

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 pimento vermelho

1 folha de louro

1 tomate pequeno ou 4 colheres de sopa de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de colorau fumado

azeite q.b.

50ml de vinho branco

Preparação:

Pique finamente a cebola com os dentes de alho e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite e com a folha de louro. Deixe refogar um pouco.

Acrescente depois o pimento vermelho em cubinhos, assim como o tomate também em cubinhos (ou a polpa de tomate) o colorau e envolva bem. Junte vinho branco e deixe estufar uns 5 minutos em lume brando,

Lamine os cogumelos e junte-os  no preparado anterior envolvendo bem no refogado. Deixe estufar uns 5 minutos até que estes absorvam bem os sabores,

Acrescente finalmente o feijão branco e, se necessário acrescente um pouco de água. Retifique de sal e  pimenta e deixe ferver uns minutos em lume brando,

Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

3 respostas

  1. Boa sugestão.

    Não tenho a mínima intenção de me tornar vegetariana mas, gosto muito de refeições desse género.

    Não é preciso ser só com folhas de alface. Por estes dias, graças a uma abóbora que me foi oferecida, saiu um risoto de abóbora com agrião, caril de abóbora com couve-flôr e espinafres e chili de abóbora com feijão encarnado.

    Grata pela partilha e votos de Bom Ano.

    Maria Correia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *