Andava há imenso tempo a magicar estes hambúrgueres. Ficaram muito bons, e apesar de não o ter feito, é uma receita que dá para ter no congelador para aqueles dias mais complicados e sem horários, prontos para as emergências.
Se preferirem podem usar batata normal, ou até uma mistura de batata e cenoura, mas eu gosto muito da combinação de batata doce e peixe, principalmente atum ou bacalhau.
Estes hambúrgueres não ficam totalmente firmes – são um pouco mais moles do que o habitual, a nível de textura, mas não se desfazem e são fáceis de virar. É mesmo importante que a batata esteja bem escorrida para a consistÊncia da receita ser a certa!
Espero que gostem.
Ingredientes para 10 hambúrgueres:
3 latas de atum em azeite
1 batata doce grande laranja
1 batata doce média amarela
sal e pimenta q.b.
1 ovo
1 cebola picada
75g de mozarella ralada
azeite q.b.
pão ralado + ovo batido para panar
Preparação:
Descasque as batatas doce, corte-as em cubos e coza a vapor ou normalmente em água, até que fique macia. Retire, escorra bem e reserve.
Pique uma cebola finamente e escorra o azeite do atum, Coloque tudo numa taça. Entretanto esmague a batata doce com a ajuda de um garfo ou de esmagador próprio e junte à mistura de cebola e atum. Acrescente o ovo, tempere de sal e pimenta a gosto e misture bem. Acrescente depois o queijo ralado, e se sentir a mistura muito molhada, acrescente 1 colher de sopa de pão ralado.
Divida depois a massa e forme 10 hambúrgueres do mesmo tamanho. Passe -os por ovo batido e pão ralado e leve a cozinhar de ambos os lados, numa frigideira anti aderente quente com um pouco de azeite, até que fiquem dourados.
Sirva depois com uma salada verde ou legumes cozidos ou salteadas.
Bom Apetite!
3 respostas
Que bela ideia! Hei de fazer!!! Bjinhos 🙂
Adoro batata doce. Atum nem tanto. Mas o aspeto é delicioso
.
Abraço
Perfect for a meal!